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Mountain BikePerformance

Benefícios dos Treinos em Road Bikes para os Mountain Bikers

Treinar numa road bike (speed) pode ajudar o mountain biker a evoluir bastante. Treinar numa bicicleta de estrada pode não só ajudar na técnica da pedalada, mas também resultar em ganhos valiosos para qualquer ciclista.

O mountain biker pode usar uma road bike para maximizar o ganho de força e resistência, especificidades tão importantes para as modalidades de XCM ou XCO, ou ainda, favorecer também a recuperação e melhorar a técnica da pedalada.

Roda MTB A25 Session
Roda MTB C26 Carbon Session

Pedalada mais fluída e continua numa speed

A bike de speed ou road bike leva vantagem sobre uma mountain bike em rodovias por diversos fatores, mas podemos resumir dizendo que a speed é mais eficiente no uso da sua energia. Resumindo dessa forma, englobamos a aerodinâmica, resistência a rolagem e até mesmo o conjunto da relação da bicicleta.

Além disso, numa mountain bike, parte da energia gerada é dissipada pelos próprios pneus mais largos e com menor pressão e ainda pelo sistema de suspensão. Se formos pensar em trilhas, ainda temos que levar em consideração a tração da bicicleta em terrenos acidentados.

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Numa rodovia, a superfície mais plana e assentada permite uma pedalada mais consistente, sem perdas de tração ou outros fatores que diminuiriam a consistência da sua pedalada. E como sabemos, no ciclismo a consistência é a chave para criarmos adaptações que nos deixam mais fortes, resistentes e rápidos.

Vantagens do treino com road bikes

Road Bike com rodas C50Disc Session

Diferente dos treinos numa mountain bike, treinar numa road bike normalmente permite esforços prolongados numa faixa ou zona de treinamento controlada por mais tempo, seja ela de frequência cardíaca ou de potência.

Com isso, o ciclista melhora sua resistência cardiovascular e muscular geral, o que beneficiará significativamente todo o seu treinamento na mountain bike. Além disso, fazer os longões com a bike de speed são mais fáceis do que girar longas distancias em trilhas e estradas acidentadas que encontramos com as mountain bikes.

Para os mountain bikers que treinam o core, fazer pedais na bike speed também pode ser interessante, já que o ciclismo de estrada exige menos da musculatura estabilizadora central. Dessa forma, o rider pode se concentrar no pedal e exigir menos da musculatura da parte superior do seu corpo. Dando tempo para ela se recuperar entre uma sessão e outra deste treino especifico.

Passar mais tempo sentado pedalando também trará benefícios, por exemplo, na sua cadencia. Sem tantas interrupções do terreno, ou nas trilhas em que a potência e as rotações mudam a todo instante, o ciclista consegue focar mais na cadencia e dessa forma melhorar significativamente a sua técnica de pedalada.

Não deixe de fazer seus treinos numa mountain bike

Como vimos, os treinos numa road bike podem ajudar o praticante de mountain bike. Entretanto, algumas especificidades não podem ser simuladas numa speed, por exemplo, a descida de um rockgarden ou manobras em alta velocidade dentro de um singletrack.

Ficar mais rápido no mountain bike também implica em adquirir consciência corporal e aprender a se posicionar melhor em curvas e obstáculos.

Esses traquejos, o ciclista só obtém ou aprimora com treinos específicos, por tanto, não encoste sua mountain bike ainda. Separe uns treinos para não perder essas habilidades e sempre que possível, se exija mais nelas.

Com que frequência devo treina na estrada? 

O quanto treinar numa road bike vai depender muito de ciclista para ciclista, mas uma boa forma de se programar pode levar o período da temporada como referência. Por exemplo, na pré-temporada onde os trabalhos de base são mais volumosos, o treino em trilhas pode não ser tão importante.

Já próximo às competições pode ser interessante treinar mais nos terrenos parecidos com os que você vai enfrentar no dia da prova. Além disso, se familiarizar com a bike que vai usar no dia da prova também será importante. Neste caso, pode treinar um pouco menos com sua road bike e abusar da sua mountain bike.

De uma forma geral, se faz 5 treinos por semana pode dividi-los em três treinos de road bike e dois treinos específicos na mountain bike. Essa parece ser uma combinação comum e muito usada por ciclistas profissionais.

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