fbpx
CiclismoPerformanceTriathlon

Roda para Bike Speed. Conheça as melhores rodas para sua Bike Speed

Uma boa roda para Bike Speed ou Road Bike pode fazer toda diferença na sua performance e realmente deixar sua Speed mais rápida. Confira dicas e modelos de rodas que podem te ajudar nesse upgrade em sua bike.

Atualmente no mercado existem diversas marcas e muitos modelos de roda para bikes de speed. O que não deixa de ser algo positivo, porém, na hora de escolher a roda para sua bike, o ciclista pode ficar confuso e com receio de não fazer a melhor escolha.

É preciso entender que a escolha da roda está diretamente ligada ao tipo de pedal ou prova que você mais participa. Perfil alto ou perfil baixo? Qual delas seria a mais indicada para você? Além disso, algo que está cada vez mais em voga é a largura interna da roda, esse detalhe também pode trazer mais beneficio para sua performance.

Qual o Aro da Bike Speed

Bike Speed

Pode parecer básico demais para você, mas a verdade é que muita gente não sabe qual o tamanho de aro que uma bike de speed usa. Ainda mais em tempos em que as road bikes estão cada vez mais usando pneus largos. O aro de uma bike speed é em grande maioria 700, e mesmo que calce um pneu mais largo, o formato 650b está caindo em desuso.

Contudo, atenção: antes de comprar pneus com largura de 28mm à 32mm (alguns modelos de pneu para gravel servem em bikes de speed), certifique-se que seu quadro comporta pneus com essa largura. Do contrário, eles rasparão no quadro e podem até “comer” literalmente o material, especialmente se forem quadros de carbono.

Quais as melhores rodas de speed

Aqui é onde entram as maiores polemicas. É preciso antes de tudo entender o local onde você treina, qual o tipo de terreno da maioria das provas que participa e, qual o objetivo das rodas no upgrade da sua bike de speed.

Por exemplo, escaladores renomados tendem a não escolher rodas com perfil muito alto. É comum vê-los subindo montanhas em provas icônicas como Tour de France ou Giro de Itália com rodas que vão até 50mm de altura, por exemplo. Essa escolha não é por acaso, lembre-se que antes de chegar as montanhas, muitas vezes existem muitos quilômetros em altas velocidades.

Rodas de Bike Speed com Perfil Alto – 50mm

Exatamente por isso, que ciclistas experientes consideram a roda C50D com altura de 50mm como uma das rodas de alta performance mais versáteis do ciclismo. Perfeita para provas clássicas de um dia, onde além dos baixadões planos, o ciclista enfrenta subidas numa mesma prova.

A C50D é leve, com aproximadamente 1650 gramas e aro de largura interna de 19mm, perfeita para os pneus mais largos. Além disso, conta com a tecnologia TR, tubeless ready (prontas para uso sem câmara). O sistema de ficção dos rotores é o centerlock.

Assim como as melhores rodas da Session, A C50D é montada com cubos Session, super leves e resistentes com rolamentos japoneses de baixo atrito e alta resistência. Raios Sapim CX Ray – os mais leves do mercado (feito em aço inox com peso de titânio).

Bike Speed
Rodas C50 Disc Session

Rodas de Bike Speed Perfil Baixo – 30mm

Alguns ciclistas ainda mais clássicos ou conservadores podem optar por uma roda mais do “dia a dia” e que possua ótima relação de escalada, seriam rodas com perfil de aproximadamente 30mm. Essas rodas ainda são perfeitas para a rotina de treino, pois são resistentes e de baixa manutenção.

Uma roda que tem agradado bastante este perfil de ciclista e que, além disso já é muito testada e aprovada. Estamos falando da roda SPR30, que pode ser apresentada na versão tradicional ou para freios a disco.

Modernas e com o que existe de melhor no mercado, as rodas SPR30 possuem cubos Session, super leves e resistentes com rolamentos japoneses, baixo atrito e alta resistência. Além disso, raios CX Ray da belga Sapim e tecnologia TR, tubeless ready (prontas para uso sem câmara).

Bike Speed

Rodas de Bike Speed com Perfil Alto ou Aero – 60mm acima

Já os ciclistas que buscam velocidades mais altas e melhor manutenção do passo, podem optar por rodas de speed com o perfil mais alto. As rodas com perfil alto favorecem aerodinamicamente o ciclista e por isso, se você roda longas distancias, com predominância de terrenos planos, considere usar uma roda mais alta em sua bike.

As rodas aero são estudadas a muitos anos e desde a sua criação, tem evoluído a cada dia. Novos conceitos como o “efeito vela” e a adoção do formato toroidal tem contribuído muito para a construção de rodas mais eficientes.

No artigo, Como a roda de perfil alto (aerodinâmica) te deixa mais rápido, explicamos conceitos e apresentamos estudos que mostram no lado cientifico, o que muitos ciclistas estão desfrutando na pratica.

As rodas C60 Disc, full carbon e com um dos melhores custos x benefício do mercado. Certamente é um par de roda perfeito para seu upgrade, pois deixará sua bike mais rápida por melhorar a relação de potencia x resistência aerodinâmica. Em velocidades mais alta, a roda de perfil alto apresenta vantagens sobre os demais modelos, tanto é que as bikes de triathlon, modalidade onde a aerodinâmica mais deve ser estudada são as rodas mais usadas.

Bike Speed

As rodas Session C60, são feitas com o que existe de melhor no mercado de ciclismo mundial. Os aros são Full Carbon clincher com 60mm de altura, feitos a mão em Taiwan, na mesma fábrica das marcas mais renomadas do mundo.

A C60 Disc utiliza os consagrados cubos Session, super leves e resistentes com rolamentos japoneses de baixo atrito e alta resistência.  Nossas rodas acompanham dois jogos de sapatas SWISS STOP modelo Black Prince e, raios Sapim CX Ray – os mais leves do mercado (feito em aço inox com peso de titânio).

Largura interna do aro e preparação para o sistema tubeless

E por fim, antes de escolher sua roda, considere observar seriamente a largura interna do aro. No futuro, isso será um critério importante para a revenda da sua roda, dado que o conhecimento e aceitação dos ciclistas acerca dos benefícios de aros mais largos cresce a cada dia.

As rodas mais largas, proporcionam um molde mais ajustado dos pneus, o que por consequência cria condições de pilotagem com maiores ganhos de performance. Grip, tração e rolagem são otimizados, bem como o conforto. Na Session, temos rodas a partir de 19mm, o que já comporta a maior gama de pneus disponíveis atualmente.

E por falar em conforto, o sistema tubeless, consagrado no mountain bike chega com força total no road bike e até equipes profissionais já adotam o sistema. O sistema tubeless aumenta consideravelmente o conforto, bem como a pilotagem, especialmente em curvas de alta velocidade.

Existe também um ganho considerável de tração, dado que o pneu pode andar consideravelmente menos inflado, o que aumenta a superfície de contato, dando mais tração e evitando desperdícios de watts, especialmente nas trepidações.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar