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7 Maneiras de deixar sua bike mais rápida sem gastar

Vamos te mostrar 7 formas de deixar sua bike mais rápida sem precisar gastar nada por enquanto. Se seguir as nossas dicas, pode partir para upgrades mais avançados se quiser. Mas por enquanto, fique ligado nas dicas.

Gastar dinheiro num quadro aerodinâmico super caro pode não ser o melhor começo para deixar sua bike mais rápida. Já a compra de um bom par de rodas sim, issso faz toda diferença, tanto mountain bike, quanto no speed (road bike).

Contudo, neste artigo vamos dar dicas iniciais, aquelas coisinhas que precisam de sua atenção antes de começar a colocar dinheiro no seu upgrade.

Reconhecemos que algumas das melhorias abaixo caem na categoria “Ganhos Marginais” (pequenos ganhos que sozinhos podem ser insignificantes, mas somados podem fazer a diferença), mas ao final, garanto que isso deixará sua bike um pouco mais rápida.

Passo 1 – Calibragem dos pneus

7 Maneiras de deixar sua bike mais rápida sem gastar

De todas as dicas nesta lista, talvez essa seja a única que cai fora dos ganhos marginais, calibrar os pneus corretamente pode sim, fazer uma diferença absurda de velocidade e de economia de energia. Tanto é, que esse item tem posição de destaque no artigo Como poupar até 74watts de potência .

Um pneu com pressão insuficiente aumenta a resistência a rolagem, seja no mountain bike, mas especialmente no ciclismo de estrada ou no triathlon. Essa perda de eficiência te obriga a trabalhar mais para manter uma velocidade semelhante em comparação com quando ele está com a pressão correta. A pressão baixa demais, também aumentam as chances de snakebyte (mordida de cobra nas câmaras de ar) ou de desimbeiçamento ou destalonamento do pneu na roda.

Embora a pressão dos pneus mais alta (em torno de 100 à 120 psi na road bike) seja geralmente mais rápida em estradas absolutamente lisas e perfeitas, há desvantagens, nas curvas e nas pistas irregulares que temos hoje pelo Brasil. Um pneu muito cheio e por tanto duro demais causa desconforto que leva ao cansaço, e ainda, as trepidações causam micro saltos que fazem o pneu “girar em falso ou sem contato com o solo”, perdendo tração e potencia.

A chave aqui é certificar-se de que você não anda abaixo ou acima dos intervalos recomendados, pois isso pode forçá-lo a trabalhar muito mais do que o necessário. Por este motivo, é melhor verificar a psi dos pneus antes de cada viagem. Fique atento para qual pressão te deixa mais confortável e com melhor sensação em relação a velocidade x esforço.

Ainda neste artigo, Como poupar até 74watts de potência , te damos sugestões de pressão ideal para seu peso e terreno e sugestão de upgrades em rodas de alta performance com excelente custo x benefício.

Passo 2 – Ajuste os cabos e economize peso e ganhe aerodinâmica

Tente otimizar os cabos e guias da sua bike, especialmente se não possui aquelas modelos com cabeamento embutido, esse seria o melhor dos mundos. Num treino ou prova de longa distancia, isso pode fazer a diferença e, embora os ganhos que você receberá sejam marginais, também é uma das soluções mais fáceis que não leva muito tempo. 

Você pode cortar, ou pedir para seu mecânico que possam estar sobrando e também tentar deixá-los menos expostos ao vento. Se precisar de novos, relaxe, você pensa nisso na sua próxima troca de cabos, dessa forma evita de gastar agora com isso.

Passo 3 – Remova lanternas, faróis e outras coisas desnecessárias da sua bike

Movimentar mais peso, exige mais força. Por tanto, tente deixar sua bike mais leve e aerodinâmica possível. É claro que você sabe que não estamos dizendo para andar sem farol ou luzes de sinalização a noite, a segurança vem em primeiro lugar. Mas da pra abrir mão daquele farol durante o dia e futuramente, sua luz sinalizadora pode ser um pouco menor. Atualmente existem luzes de led pequenas e leves, porém mais eficientes que as lâmpadas antigas.

Se o local onde costuma treinar, ou se a prova que vai participar tem fácil acesso a água, opte por uma caramanhola de 500ml ao invés de uma de 750ml. Talvez, uma de 750ml ao invés de duas de 500ml.

Se for uma prova rápida e com suporte da organização, que tal deixar a bomba e levar o seu kit de CO2?

No que diz respeito a aerodinâmica, escolha bolsas menores ou tente compactar as que já possui. As bolsinhas de selim são grandes vilãs da aerodinâmica e por isso, na sua próxima compra, considere modelos compactos como esses abaixo.

Passo 4 – Mantenha sua corrente bem lubrificada

Uma bicicleta limpa é uma bicicleta rápida, especialmente no que se refere ao seu sistema de transmissão. Até mesmo aquela borra de sujeira que se forma nas roldanas rouba watts preciosos de sua pedalada.

Por tanto, manter a relação limpa e saber escolher o lubrificante correto vai te fazer economizar grana, já que aumenta a vida útil da sua relação e, ainda à maior eficiência mecânica e menos atrito geral entre essas partes móveis te deixa mais rápido.

No artigo; 6 Razões pra usar um bom lubrificante de corrente para bike, mostramos o quanto se perde e o quanto se ganha pedalando com uma corrente devidamente lubrificada. Além disso, como o lubrificante é um item indispensável e você vai ter que compra-lo novamente mais cedo ou mais tarde, gostaríamos de recomendar o S-WAX.

A cera S-WAX, ainda evita a formação de borra nas roldanas, além de outros benefícios como o Composto S presente na formula. Outra vantagem do S-WAX sobre os demais é a facilidade de limpeza e reaplicação, tudo pode ser feito até mesmo sem uso de água.

S-WAX é um dos únicos, se não o único lubrificante a base de cera que não leva água em sua formula, além disso, conta com a Cera de Carnaúba na sua composição química.

Passo 5 – Altura do guidão

E lá vamos nos novamente falar de aerodinâmica, mas sim, isso é importante mesmo no ciclismo. Se você tem flexibilidade e está interessado em melhorar sua velocidade, mudar a posição da bicicleta pode ajudá-lo a se tornar mais aerodinâmico e mais rápido. 

Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é adotar uma posição corporal mais aerodinâmica, diminuindo a altura do guidão. A maioria das bicicletas tem vários espaçadores sob o avanço que permitem que você personalize a altura do guidão cortando o tubo de direção. 

Mas antes de fazer isso (depois de cortar o tubo de direção, você não será capaz de colocá-lo de volta), você sempre pode remover os espaçadores sob a haste, abaixar o guidão no tubo de direção e colocar os espaçadores em cima da mesa. Isso permite que você veja se a nova posição inferior é confortável e não coloca muito estresse na região lombar ou no pescoço.

Passo 6 – Ajuste da tensão do pedal

A maioria dos  sistemas de pedal clip possui uma mola de tensão que mantem seu pé bem fixo ao pedal. Nem todos se dão conta que essas molas possuem ajuste e que ele pode te manter firmemente no lugar, ao mesmo tempo que permite algum movimento lateral que pode evitar lesões.

Esse ajuste bem feito do clip do pedal é especialmente relevante ao se levantar do selim para pedalar em pé, pois o movimento desnecessário de um lado para o outro resulta em perda de potência e menos eficiência, fazendo com que você diminua a velocidade. 

Passo 7 – Experimente novas posições de pilotagem

Utilizar todas as posições de pilotagem sobre a bike pode lhe trazer algumas claras vantagens. Muitos ciclistas sabem que a posição mais aerodinâmica é mais favorável para o ganho de velocidade. Contudo, ciclistas tendem a não aguentar muito tempo em posições mais agressivas, por exemplo, segurando-se ao drop do guidão nas road bikes.

Claro, voltamos a falar de conforto, pois sem conforto não existe performance, esqueça isso de sentir dor, com dor, você não se concentra e sua performance cai. Por tanto, tente começar a se acostumar com posições mais agressivas, aos poucos e sem pressa. Chegará um momento que vai se dar conta que fez um pedal de 40km inteiro “dropado” e sem sentir dor ou incomodo.

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