fbpx
Dicas

6 Regras para evitar lesões. No ciclismo e em qualquer outro esporte.

Siga estas 7 regras para evitar lesões

Muito do que vai ser dito aqui não é novidade para qualquer pessoa com um habito regular de pratica esportiva. Contudo, a soma destas regras pode ser o ponto chave para evitar que você tenha lesões durante a temporada.

Ciclistas e demais esportistas estão sempre com foco nos treinos, na alimentação e até na recuperação. Contudo, pensar em prevenir lesões deveria ser algo tão relevante quanto os demais fatores citados. Para tanto, basta imaginarmos o prejuízo de performance quando precisamos ficar um bom tempo em recuperação, ou ainda quando treinamos com lesões que debilitam os nossos pedais.

6 Regras para evitar lesões no ciclismo

E este é o objetivo deste artigo, te ajudar a prevenir lesões no ciclismo, e nos demais esportes que por ventura pratique. As dicas valem para quase todos os esportes.

6 Regras para evitar lesões. No ciclismo

1 – Aquecimento e resfriamento pós treino

Você deve fazer isso em toda sessão de treino, dos treinos aeróbicos aos intervalados de alta intensidade. Isso também vale para qualquer esporte. Existem atletas que quando possuem pouco tempo, preferem encurtar o tempo de mais intensidade para não abrir mão do aquecimento e do resfriamento.

Sair dando 100% com o coro frio, pode potencialmente não resultar num bom treino, ou ainda naquela sensação de pernas inchadas logo no começo do treino. E um treino sem resfriamento, tende a apresentar um tempo maior de recuperação, o que pode ser bem ruim, especialmente quando já passamos dos 35 anos.

E claro, treinar com o sangue frio e descer da bike imediatamente após esses esforços, podem mesmo trazer lesões.

2 – Crie uma rotina para alongamentos

Se existe algo em comum na rotina dos grandes atletas é o alongamento. Bons atletas reservam de 10 a 20 minutos para se alongar, especialmente quando o esporte possui movimentos repetitivos, como é o caso do ciclismo.

Em certos casos, nos temos o que os especialistas chamam de encurtamento. Trata-se simplesmente do que o nome mesmo sugere, o musculo se encurta e fica mais tenso, chegando a ter dificuldade de se estender e por consequência perdemos performance. Esse encurtamento pode gerar dores e até lesões, em alguns casos, até desequilíbrios posturais.

3 – Que tal um rolo de espuma para massagens?

A liberação miofascial tem ganhado popularidade entre os atletas amadores. Ela consiste na liberação da fáscia, uma membrana poderosa que recobre nossos músculos. Em alguns casos, podem aparecer o que os especialistas chamam de pontos de gatilho. Eles correspondem a um pequeno nódulo nos músculos que, quando palpado pode-se sentir um ressalto e resulta na dor local que irradia para outras partes do corpo.

Normalmente, a formação dos pontos de gatilhos pode estar relacionada com diversos fatores, como por exemplo má postura no trabalho, exercício excessivo, movimentos repetitivos (ciclismo, por exemplo) ou pancadas.

Para os ciclistas, pode ser bom usar os rolos de liberação miofascial caseiros, facilmente encontrados em lojas especializadas. Pode-se focar nos músculos principais (glúteos, isquiotibiais, panturrilhas, quadríceps, flexores do quadril, etc.) Da pra fazer uma rápida sessão enquanto vê TV em casa.

4 – Escute a voz do seu corpo

Não são apenas as dores musculares e lesões que entram nessa lista, fique de olho no seu humor, se anda muito irritado e explodindo facilmente, pode estar começando a entrar num ciclo ruim. Comece a observar por exemplo, a sua média de batimentos cardíacos em repouso. Uma alteração repentina entre 5 ou 10 batimentos a mais pode representar mais do que cansaço ou falta de sono, e sim um estágio de fadiga física e mental.

Tentar fazer treinos mais divertidos, seguir uma rota prazerosa ou reduzir um pouco a carga da semana já pode ajudá-lo muito.

5 – Alimentação

A nutrição não é apenas o combustível para os pedais, mas para o corpo reparar dos esforços, construir músculos e também, recuperar os tecidos lesionados. Um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada tem muito mais a ver com o ciclista que se preocupa com sua saúde, e não apenas com a performance.

E comer bem, não significa privações e dietas de uma super modelo. Gorduras em excesso, doces, exagerar nas massas e beber pouca água. Tudo isso é uma alimentação ruim.

6 – Descanso também é treino

Muitos atletas negligenciam os dias de descanso, e ainda, não possuem rotinas estruturadas com uma semana de recuperação. O nosso corpo precisa de um tempo para se recuperar dos estímulos dos treinos e então, voltar mais forte. Dê um tempo e você colherá os benefícios de respeitar o repouso necessário.

Músculos extenuados tendem a se recuperar e a crescer mais lentamente, portanto, se o objetivo é ficar mais rápido isso é ruim. Mais ainda, músculos cansados são mais propensos a lesões de uma forma geral.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar