fbpx
Dicas

9 Benefícios Impressionantes do Ciclismo. Comece agora ou incentive um amigo!

Conheça 9 benefícios promovidos pela pratica do ciclismo. Ou ainda, mande para seu amigo que está começando e ainda não está convencido de todos os benefícios.

Os benefícios do ciclismo para a saúde incluem tonificação muscular, melhor saúde cardiovascular e melhor circulação sanguínea. É uma das formas mais simples de malhar e pode ser feito em intensidade baixa, moderada ou alta. 

Não é apenas um exercício, mas também um meio de transporte em muitos países. O ciclismo ajuda a incorporar a atividade física em sua vida diária. De crianças a idosos, todas as pessoas podem escolher facilmente pedalar para uma vida mais saudável!

Você pode gostar também

O que é andar de bicicleta?

O conceito de ciclismo foi inventado pelo Barão Karl von Drais, no ano de 1817. O que ele inventou não foi exatamente a bicicleta que conhecemos e usamos. Ele inventou a máquina ambulante que o ajudou a andar mais rápido nos jardins reais. 

Este dispositivo tinha rodas, mas não tinha engrenagens, correntes e pedais. Além disso, ele avançou empurrando os pés contra o solo. Com uma melhoria nesta tecnologia, este dispositivo bruto foi eventualmente transformado em uma bicicleta moderna. 

Depois disso o Alemão Barão Karl von Drais, engenheiro agrônomo e florestal  pode ser considerado de fato o inventor da bici… | Antique bicycles, Bicycle,  Old bikes

Benefícios para a saúde do ciclismo

O corpo humano requer atividade física para funcionar normalmente. Pelo menos trinta minutos de atividade física moderada a intensa é muito importante e, é necessário para alcançar a saúde a longo prazo. Além dos benefícios para a saúde física, existem benefícios para a saúde mental e social que também tornam o ciclismo uma atividade agradável. Esses benefícios para a saúde incluem o seguinte:

Músculos Tonificados

O ciclismo é uma atividade que envolve muita pedalada. Normalmente, presume-se que essa atividade ajude apenas a tonificar os músculos da panturrilha e das coxas; no entanto, o ciclismo é um treino de corpo inteiro que envolve a movimentação de quase todos os músculos do corpo. 

Os músculos do braço também são fortalecidos porque são necessários para equilibrar e manter o corpo erguido enquanto você pedala. Em crianças, uma forte melhora na saúde óssea e muscular foi observada após sessões regulares de ciclismo. Há maior flexibilidade dos músculos e aumento da aptidão aeróbica.

Função Cardiovascular Melhorada

Durante o ciclismo, o coração bate mais rápido do que o normal. Esse exercício do coração promove uma boa saúde. Estudos em homens de meia-idade mostraram resultados positivos em termos de função cardiovascular. Em comparação com pessoas sedentárias, aqueles que participaram de atividades como ciclismo, caminhada e corrida apresentaram melhora da função cardiovascular.

Controle de diabetes

O diabetes tipo 2 pode ser controlado pela atividade física, que inclui andar de bicicleta. De acordo com estudos de Martin Rasmussen publicado no periódico PLOS Medicine, o impacto do ciclismo para o deslocamento e recreação diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2. 

Níveis de energia aumentados

Andar de bicicleta ajuda a aumentar a resistência do corpo e aumenta a capacidade de resistência de uma pessoa. Os níveis de energia ficam mais altos, resultando em entusiasmo no trabalho e geralmente mais energia para todas as atividades normais. 

À medida que você ganha energia, força, habilidade cardiovascular e vigor com o ciclismo regularmente, isso ajuda a aumentar a motivação e a energia para tentar outros tipos de exercícios e atividades físicas.

Gestão de Stress

Andar de bicicleta pode ser usado para reduzir o estresse e se divertir. Os especialistas dizem que praticar qualquer tipo de esporte pode reduzir o estresse, mas, na maioria dos casos, praticar esportes pode não ser possível para muitas pessoas. 

O ciclismo é tão benéfico quanto o esporte na redução do estresse e da depressão . Em vez de praticar esportes, pode-se passar o tempo andando de bicicleta sempre que quiser, sem a necessidade de coordenar um grupo de amigos.

Redução da dor

Foi demonstrado que o ciclismo ajuda no controle da dor. É considerado um exercício de “liberação”. Os exercícios de liberação desempenham um papel muito importante no alívio de problemas fisiológicos e psicológicos, como estresse, tensão e dor. 

Andar de bicicleta é uma estratégia de redução da dor amplamente aceita, muitas vezes implementada em crianças, mas igualmente útil para adultos.

Perda de peso

Andar de bicicleta é um excelente exercício para queimar calorias. Uma pessoa pedalando a uma velocidade de 16 km/h queima 260 calorias em uma hora. O ciclismo emprega os músculos das coxas, isquiotibiais, core, panturrilhas e nádegas. O exercício regular ajuda a pessoa a manter uma estrutura corporal magra.

Potencial anticâncer

A incidência de doenças, como o câncer, pode ser reduzida significativamente com a adoção de atividades físicas como o ciclismo. Estudos mostram que, para aquelas pessoas que praticaram atividades físicas moderadas a altas na primeira e na meia-idade, o risco de câncer foi reduzido, em comparação com aquelas que não o fizeram. 

Outro estudo que investigou a relação entre o ciclismo como deslocamento ativo e o câncer sugeriu que o ciclismo como método de deslocamento pode estar associado a um menor risco de câncer.

Aliviar os sintomas da artrite

Andar de bicicleta é considerado um dos melhores exercícios para prevenir e reduzir os sintomas da artrite. O ciclismo ao ar livre e o ciclismo estático interno são igualmente benéficos na redução e prevenção da artrite. 

Os músculos nas coxas e na parte inferior das pernas são usados ​​durante o ciclismo e os músculos contraídos e flexionados são benéficos para manter as articulações móveis e sem dor.

Impacto Ambiental do Ciclismo

O ciclismo é um meio de transporte amigo do ambiente, uma vez que reduz a poluição e a emissão de gases com efeito de estufa. Assim, não só promove uma boa saúde, mas também um ambiente melhor. 

Pedalar 10km todos os dias para o trabalho pode evitar a emissão de pelo menos 1,3 toneladas de gases de efeito estufa por ano. Isso reduz o risco de muitas doenças fatais e problemas de saúde que afetam milhões de pessoas devido à poluição do ar.

Os automóveis de passageiros nas cidades são a maior fonte de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos. 

Essas emissões de gases prejudiciais causam danos ao sistema nervoso e também são responsáveis ​​por graves problemas respiratórios. A pesquisa diz que as pessoas que pedalam são menos propensas aos efeitos nocivos da poluição, pois tendem a respirar um ar menos poluído. 

Estudos revelaram que a cada ano, na Austrália, ocorrem de 900 a 2.000 mortes prematuras devido à poluição do ar. Cerca de 900 a 4.500 casos de doenças cardiovasculares, bronquite, e outros problemas respiratórios têm sido relatados na Austrália todos os anos e que custam cerca de 1,5 a 3,8 bilhões de dólares em despesas médicas. É talvez o único meio de transporte que não causa essas doenças, ao mesmo tempo que ajuda aqueles que já sofrem dessas doenças.

Além da poluição do ar, a poluição sonora também pode ser erradicada em grande medida pelo ciclismo. É um modo de transporte silencioso e, portanto, não cria nenhum ruído que possa afetar adversamente jovens e idosos. Um estudo realizado no ano de 1993 em NSW apontou que 73% da população exposta à poluição ambiental também são vítimas da poluição sonora. Isso mostra o impacto da poluição sonora na saúde humana e no meio ambiente.

Medidas de segurança

O ciclismo é certamente uma atividade física completa que possui uma ampla gama de benefícios à saúde dos quais você pode desfrutar. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados antes de optar pelo ciclismo como esporte regular ou meio de transporte.

É importante usar roupas bem ajustadas. Roupas folgadas podem ficar presas durante o ciclismo e causar sérios problemas, especialmente se você estiver dirigindo em áreas urbanas ou com trânsito intenso. Tenha cuidado com as pernas da calça em particular.

Certifique-se de que a bicicleta se encaixa corretamente. O assento deve subir até o osso do quadril. Além disso, suas pernas devem estar quase retas na parte inferior da pedalada, mas não completamente travadas. Para te ajudar nisso, faça um pré bikefit online e depois, se engrenar mesmo procure um profissional do setor.

Tenha sempre água em abundância e beba com frequência para compensar a possível desidratação causada pela atividade física.

O alongamento dos músculos é importante porque aquece o corpo e o prepara para a intensa atividade física do ciclismo.

Usar um capacete é talvez a medida de segurança mais importante que você precisa tomar. Previne ferimentos na cabeça em caso de acidente. Além disso, considere o uso de protetores de cotovelo e joelho adequados para proteção total.

Andar de bicicleta não é apenas uma atividade física regular destinada a fins de condicionamento físico. É também um meio de transporte e, portanto, permite que as pessoas permaneçam em forma mesmo quando vão trabalhar, fazer compras ou se divertir com os amigos. 

O uso de transportes modernos, como carros, motos e ônibus, definitivamente torna a vida mais rápida e fácil para todos, mas também está reduzindo a expectativa de vida das pessoas. Incorporar o ciclismo na vida cotidiana ajudará a mudar o cenário atual do mundo, promovendo não só a saúde humana, mas também a saúde do planeta.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar