fbpx
Dicas

Mountain bike para iniciantes. Guia 2022 atualizado

A bicicleta mountain bike é uma bicicleta de uso misto ou para todos os terrenos. É uma das bicicletas mais divertidas e a pratica do mountain bike além de um excelente exercício, ainda gera interação e contato com a natureza.

Mountain bike

Em geral, uma mountain bike possui um sistema de amortecimento dianteiro, pneus mais largos e com cravos generosos na banda de rolagem, e guidões mais abertos, que favorecem a pilotagem e o conforto. Numa mountain bike, a posição de pilotagem também é mais relaxada, diferente de bicicletas de estrada, por exemplo.

Ainda existem mountain bikes com sistema de amortecimento dianteiro e traseiro, chamadas de full suspensions como veremos a frente. E também, pneus sem câmara de ar, preenchidos com ar e uma espécie de selante em látex que veda boa partes dos furos instantaneamente.

Tipos de trilhas para mountain bike  

As bicicletas para mountain bike são famosas pela sua versatilidade, com uma bike dessas você pode andar tanto em rodovias pavimentadas, como em trilhas na floresta. Você pode romper longas distancias em estradas rurais, ou ainda escalar serras subindo montanhas íngremes em trilhas conhecidas como singletracks.

É comum que um iniciante tenha certo receio de entrar em trilhas por entre os bosques e matas. Contudo, a medida em que o iniciante no mountain bike ganha experiencia, esse medo se vai e o ciclista começa a transpor pequenos e médios obstáculos com naturalidade e facilidade. O correto é entender que esse desenvolvimento é gradual, e que leva mesmo um certo tempo até que se conquiste confiança.

Alguns bikeparks, – locais onde os ciclistas podem desfrutar de trilhas estruturadas – possuem indicações nas trilhas que informam ao ciclista a que nível de dificuldade aquele segmento se relaciona. Dessa forma, impede que um iniciante entre acidentalmente numa trilha com um grau técnico muito elevado.

Singletrack

Singletrack é o um caminho ou estrada onde a trilha permite apenas a passagem de um ciclista por vez, é bem comum em montanhas, parques ou fazendas. Além disso, o singletrack é o tipo de trilha mais comum e popular entre os mountains bikers.

Doubletracks

Os doubletracks são trilhas ou estradas rurais em que o caminho se divide em duas trilhas. Normalmente, são formadas por estradas rurais com certo trânsito de veículos que acabam marcando o caminho dessa forma. Nesse tipo de trilha é possível andar tranquilamente com outro colega, lado a lado.

Também tendem a ser trilhas mais tranquilas e amistosa aos iniciantes no mountain bike.

Bikeparks para Mountain Bike

Mais populares do que nunca, os bikeparks são o que o próprio nome sugere. Um parque onde ciclistas podem pedalar em trilhas com os mais diversos graus de dificuldade, e ainda contar com uma estrutura de suporte e lazer.

Existem Bikeparks que nasceram com essa finalidade especifica, mas também existem locais que durante o inverno, por exemplo, são estações de esqui. No degelo, usam sua estrutura para receber ciclistas de várias partes do mundo, como é o caso da cidade de Whistler no Canadá, considerada a meca do mountain bike mundial.

Em um parque você pode encontrar todo tipo de terreno para pedalar com sua mountain bike, desde saltos alucinantes, a halfpipes, drops e pontes dos mais variados tamanhos e formatos. Curvas com paredes para ajudar no controle a trilhas pedregosas com alto grau de dificuldade.

Estilos de mountain bike  

O mountain bike é uma modalidade do ciclismo que se dividiu em várias submodalidades. Trilhas, Downhill, Enduro, Trail, XC, Fatbikes… Cada divisão dessa tem características bem distintas e por isso trataremos aqui somente destas que podemos perceber claramente a diferença entre a forma de se praticar, a bike e a intenção.

Trilhas e Passeios: Talvez seja a versão mais praticada do mountain bike, trata-se apenas de pedalar em meio a natureza, sozinho ou com grupo de amigos. O objetivo pode ser escalar uma linda serra com um mirante ao alto para se apreciar a vista, ou ainda visitar uma cachoeira local.

Neste caso, as histórias e as experiências vividas são mais importantes que velocidade e performance. Com uma bicicleta mountain bike de entrada você já é capaz de fazer a grande maioria deste tipo de passeio.

XC ou Cross-country:  O XC, a modalidade mais rápida do mountain bike pode ser praticado em quase todos os tipos de terreno, contudo os estradões rurais, trilhas e as escaladas técnicas são o terreno preferido destes ciclistas.

O XC pode se subdividir ainda em XCO, que seria o Cross-country Olímpico, disputado em pistas curtas com a aproximadamente 5km por volta, como vemos nas olimpíadas e no campeonato mundial. E ainda o XCM, que seria a maratona de cross-country, disputada com pelo menos 62km de distância, e que larga num ponto e retorna ao mesmo lugar, dando uma volta. Ainda podemos citar o XCP, que normalmente é menor que o XCM e não precisa necessariamente terminar no mesmo lugar da largada.

As mountain bikes de XC, possuem suspensões mais curtas que as primas das modalidades de gravidade, como Enduro e Downhill. Atualmente as bikes de XC possuem curso de suspensão de até 120mm, sendo 100mm o mais comum, e no caso das full suspensions, esse curso pode ser de 60mm até 160mm.

All Mountain ou Enduro:  As mountain bikes de Enduro ou All Mountain são mais robustas que as bikes de trilha e de XC. Elas possuem curso de suspensão maior, tubos mais resistentes e pneus mais largos, contudo, ainda bem abaixo da próxima modalidade, o Downhill.

Uma bike de enduro é projetada para oferecer controle e performance em descidas técnicas e pode ainda, fazer saltos enormes sobre rampas, drops e pedras, desde que é claro, o ciclista possua estas habilidades.

Considerando a sua resistência, podemos até dizer que são relativamente leves e ágeis, ao mesmo tempo que se mostram como uma das modalidades mais divertidas e que mais cresce no mountain bike.

Os eventos mountain bike Enduro podem ou não ser competitivos. Nas competições, ganha aquele rider que conseguir o menor tempo em todas as seções de descidas.

Downhill:  As bikes de Downhill, são um caso à parte. Parrudas, robustas e com pneus e suspensões super resistentes, são bikes especificas para descer colinas e montanhas com as trilhas mais técnicas e desafiadoras da modalidade.

Normalmente é uma modalidade praticada em bike parks, dado que a sua natureza exige trilhas estruturadas, especialmente se o circuito possui saltos, drops e outros obstáculos que pedem manutenção.

Dentre todas as modalidades, é a única que o iniciante no mountain bike deve evitar no começo, sem brincadeiras, Downhill não é par amadores.

Fatbikes: Perfeitas para terrenos com neve ou areia fofa, vai bem também em cascalho, com pedriscos que podem remover um pouco do conforto de outras bicicletas.

As Fatbikes são visualmente marcantes, possuem pneus com pelo menos 3.7 polegadas, realmente bem generosos e por isso mesmo, oferecem alta tração. Agora ficou fácil entender porque são perfeitas para neve e areia fofa.

Ciclistas iniciantes e recreativos podem curtir muito uma fatbike, pois são fáceis de controlar, boas de curvas e muito confortáveis em todo os terrenos. 

Tipos de Rodas de uma bicicleta Mountain Bike

Atualmente o modelo mais popular de mountain bike calça roda aro 29 polegadas, uma modernização que começou a ganhar força por volta de 2011 e, desde então, se solidificou como o formato de roda mais usada.

Você ainda pode encontrar mountain bike com aros 26 polegadas, contudo são mais usadas em bikes urbanas e de entrada. Já as rodas 27,5 (650b) ainda são encontradas em bikes muito pequenas, com quadros de numeração inferior ao tamanho 15, por exemplo. Modalidades de gravidade e Enduro também usam aros 27.5ers.

Tipo de Suspensão

Hardtail: São chamadas de hardtail as mountains bikes que possuem apenas a suspensão dianteira. Esse garfo com suspensão amortece e absorve os impactos do terreno e torna a pilotagem mais confortável e segura. As Hardtail possuem em geral, baixa manutenção e peso reduzido se comprada as full suspensions de mesma gama.

Normalmente, as hardtails são mais responsivas e ágeis, por isso pilotos de XC e aficionados tendem a optar por ela. Além disso, seu custo de aquisição é menor e a gama de opções também é mais ampla.

Full Suspensions: São as mountain bikes que possuem dois sistemas de amortecimento, um no garfo e outro no centro, fixado normalmente por um sistema de pivôs. Esse conjunto de suspensão torna a bike mais confortável, confere mais tração em subidas técnicas e ajuda consideravelmente em descidas técnicas.

A mountain bike full suspension precisa de mais manutenção e atenção, visto que possui duplo sistema de amortecedores. Além disso, exige uma regulagem mais fina, especialmente do amortecedor central para que o ciclista desfrute de todos os benefícios dela. As full suspensions também são geralmente mais caras.

Como se vestir para andar de bicicleta

Novatos e iniciantes tendem a torcer o nariz para as roupas de ciclismo, especialmente os meninos. Acontece que as roupas especificas para o ciclismo, ou roupas técnicas possuem uma função instrumental, ou seja, evitam assaduras, reduzem o arrasto do vento e são mais seguras.

Roupas específicas para bicicletas tornam o passeio mais confortável e eficiente, e certamente dentre todos os estilos você conseguira encontrar algo que se encaixe ao seu perfil. As roupas e acessórios mais comuns para a pratica básica do mountain bike são:

Bermudas: No XC as bermudas são justas, geralmente em elastano e lycra, já no Enduro, por exemplo, os bermudões mais folgados fazem a preferência dos praticantes. As bermudas para Enduro ou Downhill possuem mais proteções e coberturas, enquanto que no XC, são mais leves e lisas.

Para os dois casos, as bermudas contam com forros internos, ou almofadas que a depender do tempo de treino ou do passeio, podem ser mais ou menos expeças. Essa almofada ajuda a reduzir impactos das trilhas, e também promove mais conforto e alivio de pressão entre o corpo do ciclista e o selim.

Bretelles: Assim como as bermudas, os bretelles também são feitos em elastano e lycra, a diferença fica nas alças de ajustes que mandem a parte de baixo mais ajustada e confere mais conforto ao ciclista. Dizem que o ciclista que usa o bretelle uma vez, nunca mais quer usar outro tipo de shorts ou bermuda no seu passeio ou treino.

Jersey:  As camisas de ciclismo ou jerseys são peças clássicas de todos os ciclistas. Possivelmente, um iniciante compra uma Jersey antes de criar coragem de usar a bermuda de lycra. Além disso, a Jersey é mesmo a melhor camisa para se pedalar, tanto pelo tipo de tecido, quando pela funcionalidade dos bolsos e pelo frescor do zíper.

Elas podem ter mangas curtas ou compridas, isso varia muito de acordo com a preferência do ciclista, em temporadas de calor, as mangas longas podem ser uma boa opção para proteger os braços do sol.

Assim como as Bermudas, no Enduro e no Downhill, elas são mais folgadas e possuem mais almofadas e proteções para evitar ou minimizar os machucadas das eventuais quedas.

Luvas:  As luvas possuem funções além do grip das mãos à manete do guidão. Um bom par de luvas reduz a fadiga das mãos e pode evitar lesões no punho. Luvas de dedo inteiro protegem mais as pontas dos dedos em caso de quedas, no verão tendem a aquecer mais, porém no inverno o efeito é contrário.

A quem prefira as luvas de dedos abertos, facilitam o tato e deixam a pele em contato com as manetes e punhos, muita gente prefere isso.

Nos dois casos, as luvas são excelentes protetoras das nossas mãos, pois ao cair, existe a máxima de que a primeira coisa que levamos ao solo para nos protegermos são as mãos. Por tanto, encare a luva também como um acessório de segurança e proteção.

 Capacetes de mountain bike

Capacetes para mountain bike geralmente são mais ventilados e possuem abas maiores, especialmente próximo da nuca do ciclista. Além disso, alguns modelos vêm de fábrica com um tipo de viseira removível, coisa que não existe em capacetes para road bike.

Se sua intenção é fazer trilhas ou praticar XC, os bons capacetes do mercado já devem lhe atender muito bem, apesar de que torcemos para que nunca precise deles de fato. Já se a intenção é fazer manobras ou ingressar em modalidades mais agressivas como o Enduro ou Downhill, o capacete indicado é o capacete integral, todo fechado, bem similar ao usado por motociclistas offroad.

Os capacetes são testados e suportam cargas e impactos consideravelmente altos, tudo para proteger o ciclista de eventuais quedas ou batidas. Por tanto, um capacete é algo que vai muito além de estilo e aparência. Considere fazer um bom investimento num capacete testado e de qualidade.

Calçados e pedais para mountain bike

Basicamente, existem dois tipos de pedais para o ciclismo de uma forma geral. Os pedais plataforma e os pedais clip. Para cada um deles, existe o calçado mais apropriado e no caso dos pedais clip, você precisara de uma sapatilha especial para aproveitar tudo que esse sistema pode oferecer.

Pedais de plataforma: Indicado para iniciantes, é o pedal mais comum em bikes urbanas e de passeio. Os pedais de plataforma permitem que o ciclista menos confiante mova o pé, tanto quanto possa retirá-lo rapidamente para se apoiar ao chão.

Basicamente, todos que já sabem pedalar estão habituados a este sistema de pedais, e por tanto não devem ter alguma complicação com isso.

Pedal com clip: Mais indicado para praticantes de XC, porém vão muito bem também em trilheiros mais brandos. O sistema clip, prende seu pé ao pedal, dando mais firmeza, segurança e controle da bike. Contudo, exige um certo tempo de adaptação para se acostumar a soltar os pés deste sistema.

Algumas quedas leves podem acontecer, mas dificilmente mais do que isso, após se acostumar, há quem diga que nunca mais consegue usar o sistema simples de plataformas. O sistema de clips SPD da Shimano, possivelmente é o mais popular entre os iniciantes, entusiastas e avançados, pois tem fácil manutenção e não é complicado de se encontrar peças, bem como o próprio clip das sapatilhas.

Sapatilhas de ciclismo e mountain bike: Você pode pedalar muito bem por aí usando apenas um calçado fechado. Pode ser inclusive o mesmo tênis que usa para correr ou ir à academia. Contudo, as sapatilhas são disparadas os calçados mais adequados para se pedalar, pois possuem características anatômicas que protegem os pés e conferem mais performance. É possível usar uma sapatilha sem os pedais clips, contudo invariavelmente o mais correto é se “clipar”, ou seja, usar um clip de sapatilhas para se conectar ao seu pedal com sistema de clip SPD, por exemplo.

Essa conexão entre o calçado e o pedal lhe traz mais conforto, segurança e performance. Após se acostumar, perceberá também mais confiança em descidas e um refinamento em sua pilotagem.

Fique atento ao comprar sua sapatilha, pois existem modelos específicos para o mountain bike e para o ciclismo de estrada.

Hidratação

Hidratação é algo primordial no ciclismo, e no mountain bike não é diferente. Para se hidratar o ciclista deve levar consigo algum recipiente com água. Água pura é suficiente para a hidratação até mesmo em logos pedais.

Praticamente todos os quadros de bicicletas, mesmo sendo de passeios possuem uma furação padrão para a instalação de suporte para garrafas d’água. Essa seria a forma mais comum, e na maior parte dos modelos, existem espaço para dois suportes de água.

Outra maneira é através das mochilas de hidratação, que como o nome já diz, são mochilas que possuem a capacidade de transportar água, e mais do que isso, oferecem um mecanismo simples com um canudo para o consumo dessa água.

E claro, o ciclista sempre pode traçar as suas rotas de passeio considerando eventuais locais para reabastecimento ou compra de garrafinhas de água mineral, por exemplo.

Pequenos reparos e ajustes básicos

Não deixe margem para o azar, as vezes durante pedais e passeios, mesmo naquelas mais curtos os furos de pneus podem acontecer. O mesmo vale para pequenos ajustes e até mesmo um reparo emergencial simples.

Carregue consigo um kit básico de remendos para pneus, além disso, uma câmara de ar reserva. Uma boa loja de bicicletas pode lhe vender um kit básico já pronto. Consertar um furo de pneu é uma habilidade que todo ciclista deve possuir, independente do seu nível de condicionamento físico. Furos acontecem, sempre quando menos se esperam.

Ainda sobre os pneus, mesmo sendo iniciante pode optar pela tecnologia Tubeless. Trata-se de um sistema muito popular entre os mountain bikers, assim como para os ciclistas de gravel e que ganha popularidade entre as bikes de estrada. O sistema Tubeless permite que o ciclista rode sem a necessidade de uma câmara de ar, desde que use pneus apropriados e um tipo de liquido selante, normalmente a base de látex e com uma mistura de amônia.

Esse selante veda pequenos furos e até mesmo pequenos cortes, e ainda permite o uso do pneu com menos pressão, o que traz benefícios de tração em subidas, grip nas curvas e muito mais conforto que o sistema tradicional com câmara de ar.

Além disso, um pequeno jogo de chaves allen já deve ser suficiente para os pequenos reparos e ajustes na maior parte das mountain bikes. Leve-o sempre nos passeios e aproveite para fazer testes de ajustes de altura de selim e guidão, dessa forma obtém o máximo em conforto na sua bike e realiza testes. Um extrator de correntes pode ser útil e se levar um powerlink, perfeito.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar