Aerodinâmica. Por que o ciclista deve se preocupar com isso?
Aerodinâmica no ciclismo é tabu para muita gente, pois engana-se se acha que apenas ciclistas de triathlon e de contra – relógio devem se preocupar com isso. Se quer ficar mais rápido, comece agora a investir na aerodinâmica.
Entender um pouquinho que seja sobre aerodinâmica vai te ajudar a ficar mais rápido e eficiente no ciclismo. A resistência do ar é responsável por grande parte da resistência que você sente ao pedalar. Por tanto, todo ciclista que deseja ficar mais rápido deve encontrar maneiras de tornar mais eficiente a maneira como o ar passa por você.
Na verdade, o livro “Faster: A obsessão, A Ciência e a Sorte por trás dos ciclistas mais rápidos mundo”, nele Michael Hutchinson afirma que “a qualquer velocidade acima de cerca de 25 km/h, metade da resistência de uma bicicleta é aerodinâmica. Em 30 km/h, é quase toda.”
Se você pensar, 25km/h não é super rápido, na verdade é uma velocidade recreativa ou de resfriamento para muitos ciclistas, contudo, ainda assim a aerodinâmica já começa a atuar no seu pedal.
Então, sem mais delongas. Vamos as dicas simples e funcionais que podem te ajudar a melhorar sua aerodinâmica e te deixar mais veloz sobre a bike.
1 – A posição Aerodinâmica sobre a bicicleta
Nosso corpo é responsável pela maior parte do arrasto criado, por isso, é preciso se preparar para conseguir ficar numa posição aerodinâmica de forma eficiente. Para ficar mais aerodinâmico, você pode tentar “se diminuir” ou diminuir sua área frontal para reduzir a área que pega o vento.
De forma mais simples, você não precisa logo de cara ficar super esticado e numa posição inicialmente desconfortável. O que precisa entender é que para “se diminuir” você pode apenas abaixar o tronco e estreitar as mãos no guidão.
Sua mobilidade ou flexibilidade, como preferir, pode limitar o quão aerodinâmico você pode ser. Ao andar em uma posição baixa, você está efetivamente tocando os dedos dos pés enquanto pedala com força. Esta posição extrema exige muito dos músculos posteriores da coxa e da região lombar. Ser eficaz nessa posição inferior também exige que você desenvolva alguns músculos diferentes, portanto, faça alterações graduais no ajuste e na posição da bicicleta.
Muitos ciclistas torcem o nariz, mas comece a experimentar treinos de flexibilidade e força, isso vai certamente ajudá-lo a se tornar mais eficaz e adaptável a diferentes posições.
2 – Aprenda a pilotar em grupos (pelotões)
Você não vai ficar surpreso quando eu disser que pedalar em grupo, bem encaixado no vácuo do ciclista a sua frente te faz economizar muita energia e andar mais rápido. Pedalar em grupo e ficar de roda no ciclista a sua frente pode economizar até 40% do seu esforço.
No entanto, andar bem de roda, especialmente em grupos grandes e muitas vezes caóticos é uma habilidade que exige prática e, adquirir essa pratica pode trazer riscos. A recomendação é: antes de se encaixar num pelotão, ande um pouco com grupos menores e com ciclistas experientes, eles podem te passar técnicas para andar na estrada ou pista, e pode ser uma boa maneira de ganhar eficiência e desempenho.
3 – Roupas, capacete e rodas
Roupas bem ajustadas pegam menos vento e, menos vento é menos arrasto. Para tal, imagine uma vela de barco, ela tem a função de captar o vento e empurrar o barco a frente. Conosco, é o contrário, a roupa atua como um paraquedas.
Dê muita atenção a roupa que está vestindo se realmente está em busca de performance aerodinâmica e eficiência.
Busque também capacetes mais aerodinâmicos, especialmente se ainda não usa ou nunca usou. Considere a compra de um aero como seu próximo capacete, atualmente eles apresentam mais ventilação e conforto.
Outros pontos onde você pode ganhar ou perder vantagens aerodinâmicas são em suportes de caramanhola mais leves e lisos, recomendo acessórios dispensáveis para o treino ou pedal, tais como luzes, sinos, bombas, ferramentas. Tudo isso aumenta o vento que você segura.
E por fim o upgrade mais desejado do ciclismo, as rodas. Opte por boas rodas de perfil alto, de preferencia algo na casa de 50mm a 60mm se for road bike. Triathlon pode buscar algumas rodas ainda mais altas. Temos um artigo aqui completo sobre rodas e os benefícios aerodinâmicos que elas trazem imediatamente após instaladas.