Torquímetro de Estalo. Ferramenta essencial para todo ciclista.
Imagine estragar um componente caro de sua bike durante um ajuste simples e de rotina. Pois bem, isso acontece e para evitar quebras e trincas de quadros, guidões e até mesas existe uma ferramenta que aplica a força exata nos parafusos, ela se chama torquímetro.
A S-TR3S tem um torquímetro de estalo na medida para você ter em casa, mais barato que os modelos profissionais, porém com a mesma precisão de ajuste. E com os principais torques gravados e as chaves que mais usamos no dia a dia.

O que é um torquímetro de estalo?
Torquímetro de estalo é uma ferramenta que mede o torque em parafusos e porcas, de forma a garantir o devido aperto e para que não ocorra pressão demasiada sobre a peça. Existem torquímetros digitais, de estalo e de vareta, e em todos eles, as medidas de força são reguladas para ajudá-lo a ajustar as peças devidamente.
Como usar o torquímetro de estalo?
Para usar seu torquímetro de estalo S-TR3S não existe mistério algum, o próprio formato anatômico da ferramenta deixa tudo mais simples. Basta empunhar a chave com o centro do cabo e iniciar o aperto.
Feito isso, fique atento ao barulho de estalo feito pelo mecanismo interno, você também vai sentir o desarme e isso significa que o aperto adequado já foi aplicado. Dessa forma, pare de apertar nesse momento.
Este estalo é bem audível, especialmente nos torques mais baixos, como nos usados em nossas bicicletas.


Como saber quanto apertar cada peça da bicicleta com o torquímetro de estalo?
Na mesa da sua bicicleta, no seu guidão , no seu canote e até nos pivôs das bicicletas full suspension, é possível encontrar uma indicação da força máxima de aperto.
Todo bom fabricante disponibiliza essa informação e alguns componentes trazem esse padrão. Dessa forma, assegura que uma peça ou componente fique bem instalado e que não sofra fadiga por força excessiva.

No caso deste Guia de Corrente Session por exemplo, o aperto suficiente para que o componente seja ajustado de forma eficiente e segura é de 5Nm. Algumas abraçadeiras possuem 6Nm e certas mesas de 4 a 6Nm, mas isso não é uma regra, certo?
E o que esses números significam?
“Nm” significa Newton metro, que é uma unidade de medida métrica para torque. Então, 6 é o ajuste que você deve procurar no seu torquímetro para abrir ou remover uma peça que tenha um número de torque de 6Nm. 4 para 4Nm e 5 para 5Nm e por ai vai.
Por isso, um torquímetro é tão importante para um ciclista e não importa se é Mountain Bike ou Road, Triathlon ou Enduro.
Se você faz testes de posição de pilotagem, se você faz viagens e desmonta a bike com frequência e se gosta de revisar ou apertar os parafusos antes de encarar uma trilha cascuda, você precisa de um torquímetro.
O torquímetro de estalo da S-TR3S precisa ser calibrado?
Não, nosso torquímetro já vem configurado e pronto para uso. As chaves de torque pré-ajustadas com cargas de 4/5/6nm. E ponteiras allen com 3/4/5 e T25.

O torquímetro de estalo é o tipo de ferramenta em que a relação custo x benefício se paga de longe, pois ajuda a aumentar a vida útil das peças e componentes e ainda confere mais segurança no aperto de uma peça importante, como um guidão, por exemplo.
Torquímetro para bicicleta. Todo ciclista deve ter um
Existem alguns mitos sobre a ferramenta Torquímetro. Um deles é que esta é uma ferramenta somente para mecânicos. Outro mito é que apenas bikes com quadro de carbono precisam dela.
Independente do material que o quadro da sua bicicleta é feito, vários parafusos e componentes possuem um limite mínimo e máximo de aperto.
Apertar demais um parafuso pode espaná-lo ou travá-lo definitivamente. Já deixar folgado um componente como o guidão ou uma mesa pode causar um acidente grave.
Além disso, se perder apenas o parafuso pode considerar que saiu de lucro, o problema é quando o aperto excessivo espana uma rosca da peça. Imagine perder aquela mesa TOP super leve por um motivo desses?