A Largura Ideal do Pneu para Mountain Bike
Escolher o melhor pneu para sua mountain bike deixou de ser uma questão apenas de tração ou grip, peso ou pressão. Contudo, com a chegada das rodas com o perfil interno mais largo, novas equações foram adicionadas, na verdade, escolher o pneu com a largura certa pode ter ficado mais fácil depois delas.
Talvez, a pergunta mais importante que um iniciante deve fazer com relação aos pneus da sua mountain bike seja: “Qual tipo de pneu casa melhor com o terreno predominante da minha região?” E a partir daí sim, começar a cogitar bandas de rolagem mais estreias ou mais largas, pneus com mais ou menos cravos e até mesmo a pressão ideal.
Isso claro, num mundo perfeito, pois muitas vezes o ciclista não encontra a orientação correta ou simplesmente opta por um conjunto e pneus indicado por um atleta ou influenciador, o que não significa uma indicação ruim, mas que ela não se adequa ao seu perfil de pilotagem ou ao terreno da sua região.
Qual a Importância da Largura do Pneu?
A largura do pneu impacta diretamente a sua experiência de pilotagem. Entre os principais benefícios dos pneus mais largos, podemos destacar:
- Mais Tração: Maior contato com o solo melhora a aderência, especialmente em terrenos irregulares.
- Mais Grip: Permite curvas mais seguras e reduz o risco de derrapagens.
- Melhor Frenagem: Garante uma resposta mais eficiente ao acionar os freios
- Maior Conforto: Pneus largos absorvem melhor os impactos, proporcionando um pedal mais suave.
Entretanto, para obter todos esses benefícios, é essencial que o pneu seja compatível com a largura interna da sua roda.
Como Escolher a Largura Ideal?
A largura ideal do pneu está diretamente relacionada à largura interna da roda. Confira as principais medidas e suas recomendações:
Largura Interna da Roda | Largura Recomendada do Pneu |
19mm – 21mm | Até 2.1″ |
23mm – 25mm | 2.2″ – 2.4″ |
26mm ou mais | 2.3″ – 3.0” ou mais” |
Rodas MTB Session Brasil
Confira rodas MTB da Session Brasil:

Problemas com Pneus Largos em Rodas Finas
Se o pneu for muito largo para a roda (ex.: 2.3″ em uma roda de 19mm), ele assume um formato de “balão”, reduzindo:
- Contato com o solo: Menos tração e grip.
- Eficiência de frenagem: Superfície de contato irregular.
Solução: Rodas de Perfil Largo
Modelos como A25 (alumínio) e C26 (carbono) permitem que o pneu se molde corretamente, garantindo:
- Banda de rodagem plana: Melhor aproveitamento dos cravos.
- Contato uniforme com o solo: Mais segurança em curvas e frenagens.
Protetor de Aro

Se sua roda é estreita, considere um protetor de aro (para melhorar tração e grip).
Sistema Tubeless: Vale a Pena?
A tração é o resultado mais óbvio obtido com pneus mais largos, já que teremos mais contato com o terreno. Especialmente, se esse pneu estiver utilizando o sistema tubeless esse efeito será amplificado.
O sistema tubeless é uma inovação que elimina a necessidade de câmara de ar, oferecendo vantagens como:
- Menor Pressão: Aumenta a tração e o conforto.
- Menos Furos: O líquido selante veda pequenos cortes automaticamente.
- Mais Performance: Reduz o peso e melhora a eficiência do rolamento.
Se sua bike ainda não está equipada com esse sistema, considere fazer a conversão.
Nas rodas acima apresentamos diferentes rodas com o sistema acoplado de fábrica, aqui veja nossos componentes para o sistema Tubeless
Ajustando a Pressão do Pneu

A pressão correta dos pneus pode fazer toda a diferença na sua pilotagem. Em geral:
- Pneu dianteiro: Pode ter pressão um pouco menor para garantir aderência em curvas.
- Pneu traseiro: Pode ter pressão um pouco maior para o rolamento e a eficiência nas pedaladas.
A melhor forma de encontrar a pressão ideal é testar diferentes valores e ajustar conforme o tipo de terreno e seu estilo de pilotagem.
Veja este artigo para saber mais sobre a pressão do pneu da sua bike
Agora que você tem todas as informações necessárias, faça testes e descubra a melhor combinação para seu estilo de pilotagem. Boas trilhas!
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