Mountain Bike. A largura ideal do pneu para a roda da sua bike
Hoje sabemos que pneus mais largos oferecem mais tração, grip e poder de frenagem, especialmente se estiverem com tubeless instalado e calçados em rodas mais largas.
Mas nem sempre foi assim, antes do tubeless os pneus mais largos, muitas vezes com estrutura de arame eram mais pesados e quando murchos, realmente ficavam mais pesados e com a rolagem prejudicada.
Mountain Bike. A largura ideal do pneu para a roda da sua bike
Já são comuns os pneus para mountain bike XC com medidas acima de 2.0. Muitas alias saem das lojas já com pneus 2.25 e até 2.30. A promessa é de que os pneus mais largos oferecem vantagens de performance, segurança e conforto.
De fato, estes resultados são percebidos com os pneus de talas mais largas, contudo, é imperativo que haja um casamento perfeito com a roda da sua bike, do contrário, você pode estar perdendo eficiência, especialmente grip e tração.
Vamos explicar: Pneus mais largos em rodas “finas” acabam não se moldando muito bem, normalmente eles tomam um formato de “balão”. As rodas mais simples possuem uma largura interna que não permite que o pneu se molde a ponto de oferecer os benefícios para os quais foram projetados.
Rodas com largura interna de 19mm ou 21mm, por exemplo, podem não calçar tão bem pneus 2.2 acima. Dependendo do modelo do pneu, até mesmo a medida 2.1 podem ficar muito arredondados na banda de rolagem. E é exatamente este formato que impede que ele tenha mais contato com o solo.
Por tanto, a largura ideal do pneu está diretamente relacionada com a largura interna da parede da sua roda. Vale ressaltar, entretanto, que as rodas com perfil mais moderno como por exemplo, 25mm ou 26mm podem calçar pneus mais finos.
Rodas para mountain bike com perfil interno mais largo
As rodas com perfil interno mais largo como a A25 em alumínio e a C26 em Carbono passaram a fazer parte dos sonhos dos melhores pilotos. Se a roda em si, já é considerada o melhor upgrade para qualquer bike, as rodas de perfil largo então se tornaram verdadeiras formas de upar a bike e a performance do ciclista.
Isso acontece por que, como a roda é mais larga o pneu se calça melhor e dessa forma fica moldado adequadamente, de acordo com o projeto do fabricante. Com essa superfície de contato mais ampla, o pneu consegue contato mais uniforme com o solo, bem como um melhor aproveitamento de todos os cravos e sulcos do pneu.
Rodas e pneus mais largos no mountain bike. Mais tração!
A tração é o resultado mais obvio obtido com os pneus mais largos, é natural esperar isso já que temos mais contato com o terreno. Especialmente, como já dissemos se esse pneu já está usando o sistema tubeless esse efeito é mesmo muito amplificado.
E como já dissemos noutro artigo, o pneu mais largo não significa mais arrasto, pelo contrário, e você pode até ficar mais rápido com eles. Confira o estudo completo neste artigo: Pressão dos Pneus da Bike. Poupe até 74 Watts com essas dicas
Rodas e pneus mais largos no mountain bike. Mais Grip!
Curvar bem é muito importante, nada pior que “sair de frente” em todas as curvas, aos poucos, isso mina toda sua confiança. Além disso, pode realmente levá-lo ao chão! Por tanto, obter mais grip tanto é um upgrade de segurança, quanto de performance.
Curvar melhor, também significa reduzir menos a velocidade e por tanto, economizar energia em retomadas de velocidade. Em provas de cross country esses pequenos segundos podem fazer uma diferença enorme no final de uma prova.
Rodas e pneus mais largos no mountain bike. Mais frenagem!
Assim como o grip, possuir mais poder de frenagem também é um incremento valioso para a segurança e para a performance. Ter confiança de que a bike vai parar com mais eficiência e mais rapidamente é mesmo algo bem valioso.
Lixadas enormes podem ser legais, mas se imagine descendo um trecho técnico em que precisa reduzir a velocidade. Apertar os freios e ver a bicicleta lixando eternamente sem parar é meio desesperador.
Andar numa bicicleta que não freia bem também tira parte da sua confiança e por isso acaba entrando de forma muito conservadora em obstáculos e descidas em que normalmente andaria mais forte. Não ter a certeza de que a bike vai parar rapidamente é mesmo bem assustador.
Melhorando a performance em rodas de MTB com largura interna fina
Existe uma forma de melhorar significativamente a performance das rodas da sua bike, mesmo que elas sejam antigas ou com perfil de largura mais fino.
Temos um artigo aqui falando em detalhes do Defender, o protetor de aros da Session que além de proteger seu pneu e o aro da sua roda, ainda melhora muito a tração, o grip e a frenagem da sua bike.
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Esperamos que tenham gostado das dicas e caso tenha alguma dúvida, deixe aqui no comentários, teremos o maior prazer em ajudá-lo.
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