Como Escolher a Melhor Roda de MTB para sua Bike – 2020
Como Escolher a Melhor Roda de MTB para sua Bike e começar a nova temporada de pedais e provas de 2020. O melhor upgrade para sua bike esconde alguns segredos.
Decidir onde investir tempo e recursos para deixar a bike mais rápida sem duvidas deixa muitos ciclistas apreensivos e na dúvida.
Mas se existe um Upgrade para uma bicicleta que é unanimidade entre especialistas e atletas renomadas, esse é a roda. Especialmente a Roda de MTB.
Neste artigo vamos lhe mostrar como escolher a melhor roda de mtb para sua bike. Vamos te mostrar os principais pontos que deve observar antes de fazer esse investimento.
Como Escolher a Melhor Roda de MTB para sua Bike – 2020
Escolher uma boa roda para mountain bike pode ser uma tarefa complicada. Seja pela quantidade de ofertas ou pelo preço médio de um par de rodas.
Neste artigo vamos ajudá-lo a escolher esse tão eficiente upgrade para sua bike. Acertando a escolha pode ter certeza que vai deixar a sua bike mais rápida e eficiente.
Vamos começar!
Custo e o seu Orçamento para a Compra da Roda de MTB
Vamos começar pelo seu orçamento, ok?
Defina um limite para o seu orçamento de compra, dessa forma já começa filtrando e diminuindo algumas ofertas que só serviriam de distração.
Depois analise o custo x benefício das melhores opções levando em conta as dicas que daremos abaixo. Algumas dessas dicas terão maior ou menor importância de ciclista para ciclista.
Faça contas como por exemplo, o quanto está disposto a pagar a mais por conta de umas gramas a menos e se isso realmente tem impacto significativo no desempenho.
O Peso da Roda de MTB é Importante?
Escolher uma Roda de MTB usando o peso como único critério comparativo pode ser um grande erro. Existem outros fatores relevantes que você deve considerar, e fique tranquilo, adiante vamos falar deles.
Mas voltando ao critério peso. Sim, ele realmente é importante e “tirar peso da roda” é uma forma de deixar a bike mais rápida.
Contudo, algo que pouca gente conhece e mais importante que o peso em si, é Peso Rotacional, e é ai que a coisa complica.
Basicamente, significa que a roda deve ter o peso bem distribuído, do contrário a rolagem será prejudicada, especialmente na manutenção da velocidade e nas arrancadas.
Você pode saber mais sobre Peso Rotacional neste artigo Roda de Mountain Bike Leve, Pronta para Tubeless e com Cubos Rolamentados, lá falamos um pouco mais.
Tamanho Importa?
Preferimos pecar pelo excesso do que pela falta. Dito isso, então antes de comprar uma roda visando um upgrade, certifique-se que o tamanho é o indicado para a sua bike.
O tamanho da roda da mtb é um tema que gerou muita polemica (Isso mesmo, gerou. Passado!), atualmente a roda de mtb 29 está consolidada.
Até mesmo alguns atletas de Downhill já usam o formato de 29 polegadas.
No mountain bike XC (cross country) e XCM (provas de maratona) as Rodas de MTB aro 29 são dominantes. A melhor rolagem e a facilidade de transposição de obstáculos dessa roda conquistaram os atletas.
Até mesmo os mais conservadores aos poucos foram se rendendo ao “rodão” diante das evidentes marcas e dos resultados.
Temos visto bikes com rodas aro 26 somente em bicicletas de entrada para uso urbano. Já as 27.5 ainda são vistas em modelos de gama média e superior, mas por aqui no Brasil não emplacaram tão bem.
A Largura interna da folha da roda da MTB faz diferença?
Total! As rodas mais modernas e com melhor performance chegam com medidas mais generosas da largura da folha de aro.
O padrão antigo era de 19mm a 21mm. Rodas com 23mm eram consideradas largas, mas hoje as mais modernas e com melhor performance se mostram com 25mm a 26mm.
Essa medida maior possibilita um maior contato dos pneus com o solo, dessa forma se obtêm mais tração.
Na hora do vamos ver, numa subida técnica por exemplo a tração pode ser mais importante do que umas poucas gramas a mais, por exemplo.
É o caso da nossa Roda de MTB A25 de alumínio com 25mm de largura “interna”, e você pode saber mais sobre o seu excelente custo x benefício neste artigo.
A roda de mountain bike com a folha mais larga tem maior contato com o solo, por tanto mais tração!
Consequentemente o ciclista ganha mais segurança em curvas e descidas, bem como maior poder de frenagem.
Por tanto, uma roda mais larga aumenta indiretamente a velocidade da sua bike, pois possibilita uma pilotagem mais fluída e com melhor aproveitamento das energias.
Saindo mais rápido de uma curva, por exemplo, você não precisa gastar tanta energia para voltar a acelerar e retomar a velocidade. Falamos aqui de energia cinética.
As descidas também melhoram, tanto nas ladeiras em estradão por conta do melhor controle e maior poder de frenagem. Como também nas descidas técnicas onde os ciclistas relatam a sensação de maior controle da bike.
Roda de Mountain Bike de Carbono: Ainda mais performance e meno peso
Outra sugestão se ainda busca um Upgrade para sua bike ficar mais rápida e leve. Sugerimos a Roda de Mountain Bike de Carbono C26 Session.
A Roda de Carbono para mountain bike C26 Session pesa apenas 1.550 gramas o par e sua configuração impressiona pela alta qualidade dos componentes.
Raios Sapim CX-Ray (os melhores do mundo), Nipples Sapim e os consagrados cubos Six Monkeys Session dão vida a essa roda. A largura interna da folha de aro em carbono é de 26mm.
A Roda de Carbono C26 Session compete com as melhores rodas das melhores marcas, porém com um custo muito mais interessante. Conheça a configuração da C26 aqui.
Rodas mais largas permitem Combos de performance
As rodas de mountain bike mais modernas e largas já veem com o sistema tubeless ready, ou seja, prontas para tubeless do qual vamos falar mais adiante.
Isso faz todo sentido, pois uma roda mais larga também é mais resistente a torções e promove maior absorção dos impactos por conta do pneu mais aberto e com menos pressão.
Usando um sistema de proteção e performance como o Defender por exemplo, é possível maximizar os ganhos de resistência, tração e grip em curvas.
Especialmente porque o Defender abre a possibilidade de utilização de pneus com pressões ainda mais baixas.
Tipo de Encaixe do Disco de Freio
Não se esqueça de observar se a sua roda escolhida usa o sistema Center Lock ou de 6 parafusos para a fixação dos discos de freios.
Os rotores que usam o sistema Center Lock até pode ser adaptado para 6 parafusos, mas isso é mais uma coisa que sempre terá que se preocupar.
Por tanto a dica é, já compre a roda com o seu sistema predileto, ou ainda com o que já tem na sua roda atual, caso queira transferir esses componentes.
Tubeless. Usar ou Não Usar?
Outro tema de muita discussão é o uso do sistema tubeless numa roda para mountain bike. Os maiores pilotos do mundo do mountain bike, assim como atletas de renome nacional e regional usam.
Ciclistas recreativos e entusiastas usam o sistema tubeless e é difícil ver alguém que uso um sistema bem montado e sem adaptações grosseiras querer voltar para o sistema tradicional de câmara de ar.
Enquanto o debate continua, é bem verdade que é possível hoje optar por uma roda que já venha com o sistema Tubeless Ready, como dito antes, pronta pra usar com o sistema tubeless.
A vantagem de uma roda assim é que se mudar de ideia não precisa fazer adaptações, basta um bom selante e um pneu apropriado.
O que estou querendo dizer é que um par de rodas de mtb Tubeless Ready roda com o sistema tradicional de câmara.
Já uma roda tradicional precisa se preparada para o sistema tubeless. E convenhamos, hoje em dia a diferença de preços entre elas não justifica deixar passar a oportunidade.
Além do mais as rodas com sistema tubeless tem muito mais mercado para revenda no futuro, pense nisso.
Cubos, Raios e Nipples da Roda de Mountain Bike
Jamais negligencie estas partes da roda de uma mountain bike, na verdade, de bicicleta alguma.
É ali que estão os itens que vão definir se sua nova roda terá ou não muita manutenção. Se será rígida ou se apresentará deformações na frenagem ou torção em curvas e por fim, se os rolamentos cumprem seu papel com louvor ou se travam e pedem trocas constantes.
Lembra do tal peso rotacional? Pois então, estes componentes terão uma elevada importância na distribuição de peso da roda.
Raios não são todos iguais, verifique a qualidade dos raios e se a roda é um projeto próprio do fabricante.
Ou seja, se cubos, raios e a folha do aro formam um conjunto resultante de um projeto ou se foram montados aleatoriamente e sem critério.
Pergunte ao fabricante qual a marca dos rolamentos usados. Se possível busque a especificação técnica e descubra se são fáceis de se encontrar.
Veja se o fabricante da roda possui estes rolamentos para reposição no caso de manutenção futura.
Durabilidade e Facilidade de Manutenção
Não abra mão da durabilidade de um par de rodas de mountain bike por conta de algumas gramas, essa conta pode sair cara.
As rodas de mountain bike super leves são divertidas de andar, mas não são baratas. A manutenção também pode ser potencialmente cara a longo prazo e algumas rodas possuem raios e até nipples específicos e difíceis de achar na sua cidade.
Isso é importante de se observar, pois numa emergência você pode querer substituir um raio quebrado por um comum até que o seu novo chegue, por exemplo.
Mas isso não será possível se sua roda usar um raio exótico demais.
Verifique se elas precisam de chaves especiais para a manutenção.
Raramente um mecânico possui todas as chaves de todas as marcas para trabalhar no reparo da sua roda.
Como Comprar a Melhor Roda de Mountain Bike para a sua Bicicleta
Esperamos ter lhe ajudado nessa tarefa que de uma certa forma é gostosa, afinal dar um Up na nossa magrela é divertido.
Mas que por outro lado nos trás muitas duvidas e incertezas, afinal não podemos errar com o nosso suado dinheiro. Nos entendemos você nisso!
Considere ver as nossas rodas, temos uma linha completa de rodas para ciclismo, desde enduro, mountain bike xc, road bike e thriatlon. Estamos nas melhores lojas do pais.
Bom dia que preço está as rodas de carbono pra MTB