fbpx
DicasFerramentas

Kit Básico para reparos. O que o ciclista precisa numa prova

O que eu devo levar numa prova de Ciclismo ou Mountain Bike? Veja as ferramentas mínimas para montar seu Kit Básico de Ferramentas para uma prova.

O que um Kit Básico para reparos rápidos para levar em provas ou treinos fortes precisa ter? Confira o Kit leve, rápido e funcional que montamos para você.

Quando nosso condicionamento melhora os resultados nos treinos e nas provas crescem junto. Ao contrário, o nosso Kit Básico de Ferramentas parece escolher bem, não é mesmo? 

Adiante explique melhor este raciocínio, mas agora vamos saber ou ver que nesse Kit Básico de Ferramentas.

kit básico de ferramentas para levar numa prova de ciclismo ou mountain bike
Manuel Fumic e Henrique Avancini com problemas no pneu durante etapa do Cape Epic 2017 – Photo by Nick Muzik/Cape Epic/

Neste Kit Básico de Ferramentas vai ver

  • Cilindro de CO2;
  • Jogo de Espatulas;
  • Kit de Reparo Tubeless;
  • Canivete de Chaves com Extrator de Corrente;
  • Power Link;
  • Bolsinha de Neopreme ou Wrap;
  • Câmara de Ar e;
  • Bomba de Ar.

Com exceção da Câmara de ar e do Power Link, todos os produtos produzidos pela Session Brasil e você encontra na sua cidade.

kit básico de ferramentas Session Brasil
Pedale com segurança e tudo o que pode ser necessário para um reparo rápido.
Foto de  
Coen van den Broek  no Unsplash

Porque um Kit Básico de Ferramentas para Bicicleta?

Quando estamos começando, temos muitas duvidas, isso é super natural. Os iniciantes quebram as bicicletas com mais frequência, por exemplo.

Seja porque ainda não sabem usar bem o câmbio ou até o mesmo por não dominarem técnicas de transposição de obstáculos.

kit básico de ferramentas Session Brasil

No início, troque peso pela segurança, leve uma chave gigante e até a chave de fenda é valida, desde que não fique na mão no meio de uma rodovia ou numa trilha.

Mas ai vem os treinos e as disputas, a busca pela performance em cada detalhe. Ser mais eficiente, rápido e obter ganhos em cada ponto é realmente relevante.

Pois então, foi para você que se identificou com isso que resolvemos montar um Kit Básico de Ferramentas que todo ciclista competitivo deve ter.

Seja para treinos mais fortes ou para levar em uma prova importante.

Uma das formas mais baratas de reduzir peso

Nos queremos que você pedale e não se torne um neurótico, mas sim, o peso é relevante no ciclismo competitivo. O que fazer se escolhermos um esporte onde o equipamento pode ser decisivo.

“We make you faster”

Este é o nosso lema, “We make you faster“, traduzindo: Nos fazemos você mais rápido . É isso que nos motiva a cada dia, desenvolver peças, ferramentas e acessórios mais duráveis, leves e eficientes.

E se eu dissesse que 200 ou 300 gramas extras que você não sabe de onde vem podem ser do seu kit de ferramentas? 

E mais, talvez essa seja a forma mais barata, rápida e simples de reduzir peso e ganhar eficiência do conjunto bicicleta x ciclista x acessórios. Sem instalações, sem problemas de compatibilidade e zero complicação.

Para isso, vamos ao Kit Básico de Ferramentas para levar em uma prova ou treino forte.

1 – Cilindro de CO2

kit básico de ferramentas com cilindros de CO2

Os Cilindros de CO2 ficaram populares de uns 4 anos para cá. E não é para menos, quando se usa pela primeira vez é surpreendente a velocidade com a qual ele enche um pneu.

Por isso ele consta nesta lista com louvor, pois pode salvar posições importantes e influenciar sua colocação final em uma prova.

Importante lembrar que existem vários tamanhos, a Session tem uma cápsula de CO2 com 16 gramas, perfeita para Speed e Gravel com pneus até 38mm. E outro para Mountain Bike e Enduro com 25 gramas.

kit básico de ferramentas com cilindros de CO2

Também vale dizer que você vai precisar de um gatilho de ativação, e a Session também fabrica esse acessório e tem a vantagem de usar o recurso ar. Veja o Gatilho Aqui

Kit para cilindro de co2 kit básico de ferramentas com cilindros de CO2
Para usar o Ciclo de CO2, você precisará de um gatilho. Clique na foto para ver mais.

2 – Jogo de Espatulas

kit de ferramentas básicos para provas de ciclismo e mountain bike da Session Brasil

Sim, alguns pneus hoje estão relativamente fáceis de se remover até com as mãos. Mas não são todos e até mesmo o suor de sua mão pode atrapalhar nessa tarefa. 

Lembre-se, este é um kit de agilidade, para provas, colocações e resultados, além de todos os esforços dos treinos que estão em jogo.

Nada tira um pneu do aro mais rápido que um bom jogo de espátulas , podemos discutir sobre a quantidade, mas não sobre a eficiência. 

De 2 a 3 espátulas já são suficientes para remover até mesmo os pneus mais duros do aro de uma bicicleta.

3 – Kit de Reparo Tubeless

Os kits de reparo para pneus tubeless surgiram logo depois da popularização dos pneus tubeless. Para muitos era apenas o que faltava para que as rodas sem câmara de pegassem.

Com um bom kit e alguns macarrões, você pode realizar verdadeiras cirurgias em seu pneu e com seu CO2 nas mãos, consertar e inflar um pneu num piscar de olhos não é mais uma coisa exclusiva das equipes da Formula 1.

A Session acaba de lançar seu Safe Plug. Extremamente prático e funcional, você pode carregar na sua Mountain Bike ou na Gravel como um plug de guidão como o próprio nome sugere.

safe plug da Session para reparos Tubeless kite de ferramentas
Dois tamanhos de plug e macarrão para furos e cortes de tamanhos diferentes.

Pensamos em plugs de diferentes tamanhos, dessa forma você pode avaliar qual é o mais indicado no momento para fechar o furo. Um mais fino para cortes menores e outro mais grosso, para fitas de galhos e cortes maiores, por exemplo.

4 – Canivete de chaves com extrator de corrente

Kit Básico para reparos rápidos.  Canivete multi uso para bicicletas Session Brasil S-tres

Literalmente o Canivete Suiço do mundo da bicicleta, uma peça que não pode faltar em nenhum kit básico de ferramentas.

Seja para iniciantes ou avançados, essa ferramenta salva pedais, treinos e provas, pois reúne várias funções em uma peça compacta.

Kit Básico para reparos rápidos.  Canivete multi uso para bicicletas

Fechado, o S-Três da Session fica muito mais compacto que os concorrentes.

Esse modelo de foto além de compacto é leve e resistente. Possui um sempre útil canivete e o extrator de corrente indispensável. Sem essa função de nada adianta levar para o pedal ou o próximo item desta lista.

5 – Power Link

kit básico de ferramentas para ciclismo power link
Importante: Para cada tipo de corrente existe no Power Link certo. Correntes de relações de 10 velocidades necessárias para Power Link de 10 velocidades e o mesmo para demais tipos.

Quem começou a pedalar a pouco tempo não sabe, mas antes o reparo de uma corrente de bicicleta era um pouco mais difícil. 

Precisávamos de uma certa habilidade para plugar ou pino que ligava os elos. E nem sempre isso era fácil, e pior, era demorado.

O Power link simplesmente acabou com isso e o reparo da corrente ficou muito mais simples, rápida e prática. Tenha sempre um no seu kit básico.

6 – Bolsinha de Neopreme ou Wrap

wrap Session kit de ferramentas básicas ciclismo

Bolsinha ou Wrap, eis a questão! Podemos dizer realmente que você pode gostar dos dois. Cada um tem uma característica única, mas ambos tem a mesma finalidade. Organizar e transportar suas ferramentas.

Bolsinha de Neopreme

Alguns ciclistas preferem uma bolsinha de Neopreme para levar seus itens. Ela reúne de forma simples tudo em um só lugar e você pode usar mais facilmente em todas as bicicletas, já que ela não terá seu bolso. 

Além do mais o nosso modelos é fininha e não é aquela coisa que estufa o seu bolso.

É leve, tem toque agradável e resiste muito bem ao suor e à água. Guarda todos os itens com segurança e o ciclista fica absolutamente tranquilo sem se preocupar com quedas e perdas.

kit de ferramentas básicas para ciclistas Session Brasil
Uma solução mais completa e para transportes de pequenas ferramentas, câmara de ar e até dinheiro e cartões.
Wrap

Já o Wrap é muito leve e rápido, apesar de exposto, os itens ficam seguros e bem presos. É o preferido das pessoas que não gostam de levar nada nos bolsos.

Ele é o preferido dos ciclistas que não querem carregar itens no corpo, especialmente nas costas, pois alguns ciclistas sentem o lombar quando algo fica lá incomodando. 

Câmara de ar, espátulas, cilindros de CO2, gatilhos de CO2 e até mesmo canivetes multi-uso vão muito bem no seu Wrap.

Numa prova longa, os bolsos livres podem selecionar mais espaço para transportar comida ou até mesmo uma garrafinha d’água extra que pegou o ponto de hidratação.

Enrole S-Tres. Muito prático, rápido e seguro.

7 – Câmara de Ar

A boa e velha câmara de ar pode ser uma grande aliada, sem duvida alguma. No caso de um corte excepcionalmente grande no seu pneu o selante pode não vedá-lo.

Por isso, uma câmara de ar pode salvar sua prova e recuperar a disputa. Se estiver com um bom jogo de espátulas e seu ciclo de CO2 o estrago não será tão grande assim e você poderá voltar para a briga.

8 – Bomba de Ar
Kit Básico bomba de ar

A Bomba de ar sempre é um acessório indispensável para todos os ciclistas, bem como para todo tipo de pedal. Seja prova ou passeio, não importa.

Atualmente existem bombas de diversos formatos, tamanhos e indicações e você pode escolher uma pequena para usar na sua bicicleta se preferir.

Fique atento à modalidade de ciclismo que você pratica, pois para cada uma delas a pressão do pneu pode ser diferente, por exemplo. No ciclismo de estrada 100psi é muito comum, mas não é toda a bomba que atinge essa pressão.

Já não Mountain Bike um pneu com 35psi pode estar até cheio demais para algumas pessoas e a maioria das bombas de ar dão conta de encher com essa pressão.

Dica Extra – O Cilindro de CO2 substitui a Bomba de Ar?

Pois bem, alguns ciclistas que usam CO2 já abriram mão da bomba de ar, é verdade. Contudo, gosto de pensar na bomba de ar como aquele tipo de “ferramenta chave”.

Trocadilhos a parte, pense comigo: O cilindro de CO2 é finito, acaba, mesmo que você leve 3, 4 ou 5 com você na prova. Bata na madeira, mas se acontecer o sexto furo você está na mão!

Pense no CO2 como um recurso rápido, para casos em que a velocidade do reparo é importante. No entanto, com uma boa bomba de ar você consegue inflar muitos pneus, com certeza.

Por tanto, não negligencie a escolha da sua bomba de ar, ela dura muitos anos e enche muitos pneus nesse caminho. 

Invista numa boa bomba, vale a pena! Veja aqui algumas opções que a Session tem desenvolvido e que atendem a todos requisitos exigidos pelos ciclsitas.

Kit Básico de Ferramentas para Ciclistas

Essas foram as nossas sugestões para montar um bom kit básico de ferramentas, certamente esse conjunto pode salvar posições e te colocar novamente no jogo.

Você encontra os produtos da Session no Brasil e agora também nos Estados Unidos.

Sorteio do Kit Com o Canal Mountain Bike Brasil

Preencha com seus dados abaixo e boa sorte. O Edu ira sortear este Kit no dia 30 de novembro. Boa sorte!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_1″]

Vídeo do Artigo e Sobre o Sorteio!

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar