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Pneus de Mountain bike: Qual a largura ideal?

Escolher o pneu certo para sua mountain bike deixou de ser uma questão apenas de tração ou grip, peso ou pressão. Contudo, com a chegada das rodas com o perfil interno mais largo, novas equações foram adicionadas, mas na verdade, escolher o pneu com a largura certa pode ter ficado mais fácil depois delas.

Talvez, a pergunta mais importante que um iniciante deve fazer com relação aos pneus da sua mountain bike seja: Qual tipo de pneu casa melhor com o terreno predominante da minha região? E a partir dai sim, começar a cogitar bandas de rolagem mais estreias ou mais largas, pneus com mais ou menos cravos e até mesmo a pressão ideal.

Isso claro, num mundo perfeito, pois muitas vezes o ciclista não encontra a orientação correta ou simplesmente opta por um conjunto e pneus indicado por um atleta ou influenciador, o que não significa uma indicação ruim, mas que ela não se adequa ao seu perfil de pilotagem ou ao terreno da sua região.

Pneus de Mountain bike: Qual a largura ideal?

Se você quer iniciar a prática de mountain bike, já deve saber que o tipo de solo onde você pedala tem um imenso impacto no seu treino, seja aquele uma trilha fechada num bosque, seja num percurso litorâneo. Para esses e outros diferentes tipos de trajetos, existem diversos pneus dentre os quais você pode escolher, entendendo a finalidade da largura de cada um.

Às vezes a distinção visual é sutil, mas pode gerar uma grande diferença na sua experiência com a sua bike. As informações sobre tamanho e a largura geralmente se encontram na lateral do pneu, em que primeiro aparece o diâmetro e, depois, a largura.

Os três diâmetros mais comuns são os de 29 polegadas, 27,5 polegadas, 26 polegadas. Já em largura, as variações mais usadas se compreendem entre 1,6” e 3”.

Há ciclistas que, além de observarem essas dimensões, optam também por escolher o tubeless. Você conhece? Trata-se de um pneu que não possui câmara. Estes são recomendados para aqueles que desejam redução na pressão dos pneus. Seu uso é bem comum quando o trajeto é considerado difícil, em que a baixa pressão pode oferecer mais conforto ao pedalar.

O sistema tubeless se popularizou muito e de fato trouxe muitas vantagens para os ciclistas, especialmente no mountain bike. E democraticamente, ele ajuda tanto os iniciantes e entusiastas em busca de conforto, como os ciclistas com uma pegada mais race, que procuram performance. E no meio de tudo isso, na grande maioria das vezes nem deixa o ciclista percebem que o pneu está furado, pois o liquido selante veda o furo sem a necessidade de paradas para remendos.

Nos temos uma linha completa de produtos para converter sua roda convencional para o moderno sistema tubeless, confira no botão abaixo.

Aliás, esse é um atributo imprescindível a ser considerado. Cada pneu demanda uma pressão de ar específica; e, mesmo em uma única bicicleta, o pneu traseiro pode ter uma abordagem distinta do dianteiro.

Ora, utilizamos o pneu da frente para fazer conversões na direção. Logo, pelo tipo de movimento que faz, é necessário que ele tenha uma boa aderência, sobretudo em curvas mais acentuadas. Em contrapartida, a roda traseira recebe a força da pedalada, por assim dizer; e acaba sendo a responsável pelo ganho e pela redução de velocidade. Era por isso que a um tempo atrás acreditava-se que um pneu mais fino atrás lhe daria mais rolagem, e consequentemente mais velocidade. Mas testes do dia a dia e estudos já derrubaram isso a um tempo.

É por isso que você vê mais e mais pneus largos nas bicicletas de mountain bike, eles tem sido a opção mais desejada. Isso porque nos últimos anos, eles têm sido projetados com diferentes composições e designs a fim de oferecer durabilidade e eficiência no rolamento. Uma das grandes vantagens desses pneus mais largos é que eles fornecem uma experiência mais agradável aos iniciantes devido ao conforto, à estabilidade e ao potencial moderado de velocidade.

E talvez seja agora a hora correta para se falar das rodas perfil largo.

Rodas de perfil largo e os pneus das mountain bikes

Roda A25 alumínio Session. 25mm de largura interna do ar com cubos rolamentados.

Rodas com perfil interno mais largas como a A25 Alumínio ou a C26 Carbon Session permitem que o pneu se molde melhor a roda, e dessa forma absorva a modelagem perfeita conforme seu projeto de fabricação. Tudo isso gera mais conforto, segurança e performance.

Aqui temos uns artigos bem completos sobre isso, confira abaixo.
Roda de Carbono C26. Boas razões para upar sua MTB com ela
– Protetor
de Aro S-TR3S 2.0. Proteja sua roda e ganhe tração e grip
– Roda de MTB A25. Leve, Pronta para Tubeless com Cubo Rolamentado

Roda C26 com pneus 2.3 e protetor de aros Session 2.0. Testes realizados pelo blog Mountain Bike Brasil

Faça testes com os pneus que já tem

O que se recomenda, afinal, é que a experimentação do iniciante se dê gradativamente, priorizando mais a aderência do que a velocidade. À medida que você for ganhando confiança nas manobras e à medida que for avançando para terrenos e declives mais desafiadores, você poderá trocar os pneus para obter mais ganhos no rolamento e subir a adrenalina da sua experiência no pedal.

Também temos um artigo super completo sobre o protetor de aros e sua vantagens, confira abaixo.
Protetor de Aro S-Tr3s. Proteja sua roda e ganhe mais tração, grip e performance

Até lá, experimente usar um bom protetor de aro, ele permite que você melhore a largura do seu pneu, além de proteger contra cortes e danos a sua roda.

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