fbpx
DicasFerramentasManutençãoSem categoria

Ferramentas básicas para todo ciclista iniciante deve ter

Conheça as Ferramentas Básicas que todo ciclista deve ter em casa

Como montar um Kit de Ferramentas Básicas que todo ciclista iniciante deve ter para não ficar na mão no meio do pedal. Seja o novato no MTB ou no Speed.

Como um bom kit de ferramentas além da segurança, caso ocorra algum imprevisto, também pode fazer com que você economize algum dinheiro. Visto que isso certamente vai ajudar você a fazer pequenos reparos.

Alias, recomendamos que aprenda pelo menos o básico em manutenção. Para isso, não é preciso ter uma parede cheia de ferramentas como nas bicicletas. Mas ao menos um kit de reparação emergencial e de prevenção e manutenção para sua bicicleta.

Ferramentas básicas para todo ciclista iniciante deve ter

Uma lista com as principais ferramentas básicas que todo novato deve ter não é tão grande. Nós vamos mostrar o que levar e ter em casa para nunca mais passar o sufoco ou ficar seguindo os outros.

Lista de ferramentas básicas para ciclistas iniciantes:

  1. Canivete de Ferramentas Multiuso;
  2. Jogo de chaves Allen;
  3. Espátulas para removedor de pneus;
  4. Bomba de ar;
  5. Adaptador de válvula;
  6. Kit veda furos;
  7. Chaves de boca nº 14 e nº 15;
  8. Jogo de chaves de fenda com ponta chata e Philips;

Apesar de cada bicicleta de marca ter alguma particularidade de formato ou design, essas são ferramentas praticamente padrão para todas elas.

Como você pode ver, inclui algumas coisas essenciais e outras um pouco mais avançadas, mas nem tanto. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas agora.

1 – Canivete de Ferramentas Multiuso

É bom investir num Canivete de Ferramentas Multi-uso de qualidade, mesmo que você seja um ciclista iniciante.

Ferramentas Básicas para Iniciantes no Ciclismo.  O que você precisa ter?

Veja Mais

O investimento é justificado, já que além de ser um companheiro constante em suas pedais ou de ferramentas de uso múltiplo, ainda quebra um galho na casa nos pequenos reparos.

Além disso, ele ainda dura muito e fica contido nas aventuras sob uma bicicleta por um bom tempo. Se não perder, talvez até anos.

Ferramentas Básicas para Iniciantes no Ciclismo.  O que você precisa ter?

Veja Mais

2 – Jogo de Chaves Allen

Assim como no Canivete de Ferramentas Multiuso, o seu jogo de chaves Allen precisa de qualidade. Neste caso, realmente ou barato pode custar caro, e nós explicamos por que.

Resultado de imagem para jogo de chaves allen

Um jogo de chaves allen de baixa qualidade pode acabar espanando e estragar algum parafuso, especialmente os de alumínio. Por tanto, uma ferramenta de longa duração e tal importância são boas para comprar algo de boa qualidade.

Você vai usar as chaves na sua bicicleta em reparos mais delicados e algo que também exige força. Com a mesma função de muitas partes do seu multi-uso, a chave allen muitas vezes é mais prática e mais funcional. Entretanto, não é tão boa para levar em viagens e pedais como ativar.

3 – Espatulas para removedor de pneus

Indispensáveis ​​tanto quanto são simples. Como Espátulas para remover pneus devem estar em todos os kits de ferramentas. Sejam dos ciclistas avançados, como no kit dos iniciantes.

Ferramentas Básicas para Iniciantes no Ciclismo.  O que você precisa ter?

Veja Mais

Ao contrário do que se imagina, como espátulas não são todas iguais e uma espátula ruim pode fazer um bom estrado no seu aro. Além disso, nada pior do que uma espátula que quebra ou dificulta a remoção do pneu da bicicleta do aro.

Sugira um kit e espátulas para remover pneus com pelo menos duas peças. Ideal são três, pois assim você pode prender uma espátula aos raios e assim facilitar a extração do pneu por mais pontos de apoio.

4 – Bomba de ar ou bomba de pneu de bicicleta

Muito negligenciada pelos praticantes de ciclismo, uma bomba de ar ou bomba de pneu de bicicleta tem uma função. Coloque o pneu da sua bicicleta e ponto!

Por tanto, não adianta muito ser super leve ou mega compacto se o único destino dela é falha. Pode ser apenas para calibrar ou pneu ou para encher-lo totalmente após um remendo, sua bomba precisa ser confiável.

Sessão Bomba de Alta Pressão. Até 120psi no pneu

Saiba Mais

Bomba de ar com manômetro e alavanca em T

Saiba Mais

A Session Brasil possui uma linha de bombas de ar completo, que você pode ver aqui. E importante, comprar uma bomba de ar indicada para uma modalidade que você pratica, por exemplo.

Uma bomba de destino para o Mountain Bike XC ou Enduro até que você possa pegar o pneu de uma estrada ou a sua bicicleta de triátlon, mas provavelmente não conseguiu atingir as pressões no PSI indicadas para o pneu.

5 – Adaptador de válvula para freio de bicicleta

Uma peça muito simples e barata, e que faz com que seja útil especialmente se você é uma pessoa esquecida e sai de casa sem sua bomba de ar. As válvulas dos pneus hoje em dia são predominantemente do tipo Presta ( pisto fino ).

diferença entre valvula presta e schrader

Contudo, bombas mais antigas e calibradores de posto de gasolina ainda usam o bico de pressão feito para os tipos de bico chamados Schrader ( pisto grosso ).

Caso esqueça sua bomba na casa e precise de pneus ou pneus, é bom ter este adaptador.

Você pode escolher a própria roda da bicicleta, já que tem uma válvula, dessa forma não esquece mesmo. Uma ferramenta simples, mas que merece estar aqui, no kit de ferramentas básicas para ciclistas.

6 – Kit veda furos ou reparo de pneu furado

Um bom kit de reparo de pneus é fundamental para todo ciclista. Ele representa autonomia, independência e segurança. Fazer um reparo num pneu é muito mais simples do que imaginar. Contudo, para tal é preciso ter este kit pequeno, simples e barato em suas ferramentas.

Resultado de imagem para kit de reparo de pneus de bicicleta

Este é um dos kits mais populares e ele consiste simplesmente em um tubo de cola, remédios e uma pequena lixa.

Se você já usa o sistema sem câmara de ar, que é um sistema sem câmara de ar e com um líquido selecionado pode interessar pelo kit específico da Session Brasil.

Além disso, você pode comprar apenas o refil, uma Session Brasil também oferece essa opção . Procure na sua loja de confiança em sua área seus clientes.

7 – Chaves de Boca

Por mais que hoje em dia muitas partes das bicicletas não usem mais como chaves de boca, recomendo que você as use em casa. Não é possível ainda usar uma bicicleta sem bloqueio e acionar o pedal no pedal.

Resultado de imagem para chaves de boca

Tenha em casa pelo menos como numerações 14 e 15. A 15 por exemplo pode servir para tirar seu pedal, caso ainda não tenha uma chave especificada para este fim.

8 – Jogo de chaves de fenda com ponta chata e Philips

Talvez como ferramentas que todos devem ter em casa, ainda não há. São importantes para uma série de ajustes, reparos, instalações e outras coisinhas mais.

Ter essas peças no seu kit de ferramentas básicas será útil desde pequenas reguladoras nas marchas, até uma instalação de acessórios como farois, por exemplo.

Resultado de imagem para chave de fenda

Ferramentas Básicas para Iniciantes no Ciclismo

E se você quiser algumas ferramentas extras, alguma coisa para reparos que já começou a ser mais elaborado? Ou ainda ferramentas para pedalar mais longo.

Pode complementar com essa lista abaixo e nos falar mais em outra oportunidade aqui no Blog da Session Brasil.

  • Jogo de chaves de boca (recomendando) ;
  • Jogo de chaves Torx (recomendando) ;
  • Alicates de bico e de corte ( recomendado );
  • Bomba de Ar de Pé (recomendado) ;
  • Chave extratora de pedal (recomendada) ;
  • Medidor de desgaste da corrente (recomendado) ;
  • Chave extratora de corrente (recomendada)

E ai, o que achou da nossa lista de sugestões para as ferramentas mais básicas para levar no repique e ter em casa? Se alguma sugestão é tão simples quanto deixar comentários.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar