fbpx
Mountain BikePerformance

Como escolher o melhor guidão de Mountain Bike

Dos três pontos de contato entre a bike e o ciclista, o guidão talvez seja o mais importante. Por isso mesmo, saber escolher o guidão adequado pode fazer uma grande diferença na pilotagem, segurança e na performance.

Neste artigo, vamos te ajudar a escolher um bom guidão, vamos nos ater em performance, conforto e segurança aqui. Nessa ordem!

O guidão possui um impacto enorme no ajuste da sua bicicleta, e com a chegada do conceito de guidões mais largos, muita coisa mudou. Na verdade, essa transformação começou a acontecer com a chegadas das bikes aro 29, que pediam naturalmente um guidão mais largo.

Escolher o tamanho e a forma ainda são questões pessoais, porém, se buscarmos performance algumas coisas vão além nesse aspecto. Os guidões mais largos, flats e com um backsweep bem dimensionado vão fazer a diferença tanto no XCO, quanto em maratonas mais longas.

Guidões assim, permitem manobras mais ágeis e mantem o conforto com uma pegada mais anatômica.

Altura do guidão ou rise

Um guidão com uma proposta para performance, pode sim ter uma certa altura e não ser necessariamente flat, apesar de que não se justifica a altura exacerbada se a busca é por performance, especialmente no XCM e XCO. Antes, deixe-nos explicar como se mede altura, pois muita gente confunde a altura com o backsweep.

Quando se fala da altura do guidão, queremos expressar a diferença entre o centro do diâmetro (o mais comum 31.8mm) da parte que fica presa a mesa, e o centro do diâmetro onde vão, as manetes (geralmente 22.2mm). Se a diferença for de 40mm ou 4cm dizemos que esse guidão tem uma altura de 40mm ou um rise de 40mm. Se não existir diferença, esse guidão é flat ou reto.

Você verá gudiões com mais altura em modalidade de gravidade, como enduro e downhill por exemplo.

Guidão Carbon 235 Session. Com 800mm de comprimento e rise de 25mm é perfeito para o enduro.

Já o backsweep é o quanto o guidão é curvo horizontalmente e para trás, na direção do ciclista. Essa curvatura além de criar uma barra complacente, capaz de eliminar as reverberações e vibrações do terreno, também confere uma pegada muito mais anatômica ao ciclista. Desse jeito, será mais tranquilo para as articulações das mãos aguentar o tranco por longas horas e prevenir diretamente, dores durante os pedais e provas e potenciais lesões.

C200 Session. Guidão de Carbono com 200 gramas!

Carbon 200 é nosso guidão de Carbono, com apenas 200g ele possui 780mm de largura, seguindo exatamente as exigências dos melhores pilotos mundiais de XC.

Com altura 0mm e um backsweep de 9 graus, o Carbon 200 é agressivo para as trilhas mais técnicas, e confortável quando é preciso em uma prova de maratona longa. Super resistente e testado ao limite, com nível de qualidade Session Parts, o Carbon 200 é a escolha dos melhores pilotos do Brasil.

Feito em Taiwan em uma das mais conceituadas fábricas de guidões do mundo, repartindo espaço na produção de marcas de renome mundial.


Especificações:

  • Material: Carbono 
  • Peso: 200g (aproximado) 
  • Diâmetro: 31,8 
  • Altura: 0mm 
  • Largura: 780mm 
  • Backsweep: 9 graus

Session Brasil e Equipe Avancini Racing

Além dos guidões e outros componentes, a equipe Avancini Racing também usa as rodas Session Brasil. A escolha dos componentes da Session e a parceira foi fechada ainda em 2021.

Guidões mais largos no Mountain Bike

Nos últimos anos, os guidões de mountain bike têm ficado mais largos, especialmente nas modalidades de gravidade, o que contraria o fato de que somente as “rodonas” se valem disso.

Entre os fabricantes de bikes, aumentar o top tube para melhorar o conforto, ao passo que se encurta a mesa para não se perder manobrabilidade, os guidões longos equalizam essa equação e trazem manobrabilidade para as bicicletas modernas.

O guidão mais largo pode até tornar a respiração mais fácil nas subidas, porém é importante usar um guidão longo, mas nem tanto. Pois, além de correr o risco de pegar em troncos de arvores ou em outros obstáculos nas trilhas, também pode deixar o ciclista esticado demais na bicicleta e dessa forma, limitar movimentos potenciais.

Mas afinal, qual seria então uma largura ideal de um guidão para a minha mountain bike? Claro que o tamanho do ciclista conta, mas no mountain bike XC não temos vista nada inferior a 720mm equipando as bicicletas e medidas próximas a 840mm também são encontradas.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar