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6 Razões pra usar um bom lubrificante de corrente para bike. A Dica 6 é demais!

O lubrificante de corrente deve no mínimo manter a corrente protegida do desgaste causado pelo atrito. Mas um bom lubrificante de corrente pode fazer ainda mais por você e sua bike.

O mínimo em termos de manutenção que todo ciclista deve conhecer é a lubrificação da corrente da bicicleta. Manter a corrente minimamente lubrificada e limpa é o segredo para aumentar a vida útil da relação e garantir um funcionamento perfeito do sistema.

Neste artigo, vamos mostrar mais motivos para investir num bom lubrificante e como isso pode favorecer inclusive a sua performance.

Lubrificante de corrente de bicicleta S-wax Cera Session

6 Razões para investir num bom lubrificante de corrente para bike

Com exceção das roldanas tradicionais, todas as partes da relação da sua bicicleta são de metal. Corrente, cogs do K7, coroas do pedivela e em alguns casos roldanas de alumínio, todos estes componentes sempre ficam em constante tensão e atrito durante a pedalada.

lubrificante de corrente de bike s-wax cera session brasil

É por isso mesmo que o lubrificante de corrente é tão importante. Ele garante a redução do atrito que causa o desgaste, reduz ruídos, protege os componentes e ainda lhe rende um incremento de performance como veremos ao final.

Cera Lubrificante S-WAX

Existem vários tipos de lubrificantes, alguns a base de teflon, pouco usadas hoje em dia, outros tradicionais a base de óleo e os mais modernos e populares a base de cera, assim como o S-WAX.

Lubrificantes para correntes de bike como o S-WAX são mais populares atualmente porque mantem a corrente devidamente protegida e lubrificada. A cera S-WAX, ainda evita a formação de borra nas roldanas além de outros benefícios como o Composto S presente na formula. Outra vantagem do S-WAX sobre os demais é a facilidade de limpeza e reaplicação, tudo pode ser feito até mesmo sem uso de água.

O exclusivo Composto S remove resíduos de óleo e graxa da sua corrente, isso faz com que além de mais limpa, a cera se fixe com mais eficiência e por mais tempo.

lubrificante de corrente de bike s-wax cera session brasil

A Cera S-WAX contem cera de carnaúba na sua formula que ajuda a criar uma camada protetora de cera lubrificante nos elos da corrente, nos dentes dos cogs e coroas. Além disso, a cera lubrificante de corrente S-WAX não contem água na formula, exatamente, é cera pura! Por isso ela dura mais até mesmo em dias úmidos ou na chuva.

Em condições normais, e se bem aplicado como exemplificado no vídeo abaixo, uma aplicação de S-WAX pode durar mais de 100km, perfeito para longões então.

Como aplicar o S-WAX corretamente

Como um bom Lubrificante pode ajudar o seu pedal e preservar os componentes da bicicleta

Muitos fatores podem influenciar no desempenho de um bom lubrificante, eles vão desde o tipo de terreno até as condições climáticas. Por outro lado, o lubrificante de corrente sempre foi uma solução simples e por saber disso focamos no ponto principal, a lubrificação.

Por tanto, sem mais delongas vamos responder como o lubrificante de corrente pode te ajudar a ficar mais rápido e aumentar a vida útil da relação da sua bike.

1. Prolongue a vida útil da corrente

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O maior responsável pelo desgaste da corrente, da coroa e dos cogs é o atrito. Ao contrário do que muitos ciclistas pensam, não é a lama ou a areia que mais desgasta a sua relação. O atrito do metal contra o metal é muito mais danoso e é por isso que todo ciclista deve evitar que sua corrente fique seca ou mal lubrificada.

É importante escolher um bom lubrificante justamente para evitar que você “ache” que a corrente está lubrificada quando na verdade ela só está úmida, dando a falsa sensação de proteção e segurança.

Definitivamente, a relação seca se desgasta muito mais rápido e por isso você deve evitar que sua relação rode com a fricção de ferro contra ferro a seco. Isso é mal!

2. Limpe a sua relação

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Muita sujeira é sinônimo de mais atrito, rodar com sua bike com a corrente suja com materiais abrasivos como grãos de terra e areia é um veneno. Esses danadinhos vão funcionar como verdadeiras lixas nas partes da sua bicicleta.

Pior ainda se vierem acompanhados de água, ou seja, lama! Não é que a lama seja mais abrasiva que a areia seca, o problema é que a lama remove muitos lubrificantes e por isso além do ferro contra ferro agora temos areia no meio disso tudo.

Quando mais esmagada pelo metal das peças, mais a areia se afina, chegando inclusive a entrar nos inners plates da corrente e até mesmo nos rollers. Por isso que a proteção criada pelo S-WAX é tão importante, a nossa cera cria uma camada protetora que sela muito bem as partes mais sensíveis da sua corrente.

A sujeira realmente acelera o desgaste entre as peças, por tanto, escolha um bom lubrificante para que no seu treino ou pedal não tenha que ficar escolhendo a todo instante por onde vai passar.

3. Cuidados extras em condições adversas

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Não é só o atrito que consome e diminui a vida útil da relação das nossas bicicletas. Dos grupos mais básicos aos tops de linha como XTR ou Eagle XX1, não importa. Todos podem sofrer com corrosão e formação de crostas.

Usamos grupos de Mountain Bike como exemplo, mas o mesmo vale para Gravel ou Road. Fez um pedal perto da praia, asfalto ou terra, lave a sua bike inteira. Andou na areia da praia? Lave rápido! Não deixe barro de um dia para o outro, especialmente na relação e as partes sensíveis como as canelas de uma suspensão, por exemplo.

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Após um pedal na chuva ou lama, nunca guarde sua bike sem uma limpeza e pelo menos passe um pano seco na corrente. Não são todas as correntes, mas boa parte delas se enferrujam com certa rapidez. Quando você volta a lubrificar essa oxidação some, mas pouco a pouco ela perde a lisura da superfície, fica mais áspera e ainda mais abrasiva.

A aplicação de lubrificante na corrente reduz a influência de fatores ambientais e salva a corrente da ação do tempo causada pela oxidação.

4. Reduza o ruído da corrente

Quando você começa a ouvir barulhos na corrente da sua bicicleta, é sinal de que já passou da hora de lubrifica-la novamente. Não existe uma quilometragem padrão para realizar uma nova lubrificação, por exemplo o S-WAX pode rodar até mais de 100km como mostrado no reviews do Mountain Bike Brasil. Contudo isso pode mudar devido as condições do clima ou do tipo de terreno.

lubrificante de corrente de bike s-wax cera session brasil
S-WAX 30ml

É normal que a corrente comece a chiar após perder a lubrificação, se for este o problema, basta lubrifica-la novamente para que os barulhos desapareçam.

Por isso recomendamos que leve consigo, especialmente em pedais longos, ou naqueles dias que estão com cara de chuva um potinho com o seu lubrificante. Assim você não fica na mão caso precise reforçar a lubrificação.

5. Melhora e suaviza as trocas de marchas

Uma corrente bem lubrificada não só dura mais, como também é mais eficiente. Basta notar como uma corrente seca pula dentes da roldana e com isso força o cage do seu cambio para frente.

Além disso a troca de marchas fica comprometida e mais lenta, podendo inclusive causar travamento, especialmente no MTB, e isso pode acabar arrancando seu cage fora ou quebrando a sua gancheira.

6. Corrente da bicicleta lubrificada te deixa mais rápido e economiza watts de potência

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Normalmente a resistência da corrente da sua bicicleta quando bem lubrificada consome algo em torno de 5 a 10 watts, podendo variar por conta da marca da corrente. À medida que a lubrificação vai perdendo eficiência isso vai aumentando e pode chegar até algo próximo a 20 watts a cerca de 35 km/h. É muita coisa!

Por tanto, sabendo disso, a dica aqui vai além de manter a corrente limpa e lubrificada, e sim usar um lubrificante confiável que lhe de a segurança ou uma média de quantos quilômetros ele roda com boa performance. Afinal, durante uma prova você não quer ficar parando para repassar o lubrificante.

Diferente do investimento em rodas aerodinâmicas, a lubrificação da corrente não lhe trás ganhos de performance, na verdade ele poupa energia preciosa durante a pedalada.

De toda forma, são informações importantes que podem sim lhe render uma colocação melhor numa prova ou ainda menos sofrimento naquele passeio longo com sua turma.

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