fbpx
DicasTriathlon

Triathlon. 10 Erros que todo Triatleta iniciante deve evitar

O numero de provas de Triathlon cresceu nos últimos anos, assim como o número de novos praticantes. Evite estes 10 erros comuns para o triatleta iniciante e comece bem no Triathlon.

Triathlon. 10 Erros que todo Triatleta iniciante deve evitar

Em todos os esportes é comum que os inciantes tenham dúvidas, ou que por desconhecimento cometam alguns erros. Não são todos os iniciantes no triathlon que podem se aconselhar com atletas mais experientes.

Por isso, estamos criando este artigo cheio de dicas e sacadas campeãs para lhe ajudar a começar no esporte com o pé direto e focado na evolução.

Triathlon. 10 Erros que todo Triatleta iniciante deve evitar. Session Brasil

Triathlon. 10 erros que todo triatleta iniciante deve evitar

Então sem mais delongas, vamos as dicas que vão fazer você dar um salto enorme de aprendizagem.

Você pode gostar:
Roda de carbono com perfil alto, como ela te deixa mais rápido!
Aerodinâmica, como usar esse poder a seu favor
Poupe até 74 watts com essas dicas e fique mais rápido

1 – Como o Triathlon pode afetar as pessoas ao seu redor e os seus relacionamentos

Triathlon. 10 Erros que todo Triatleta iniciante deve evitar

Muitas vezes na sua casa, na sua família ou mesmo entre os seus amigos pessoais e do trabalho você é o único que treina todos os dias. Lembre-se que dedicação é muito importante, e por mais empolgado que esteja no começo, tente manter o equilíbrio entre os treinos, trabalho e relacionamentos.

Cultive o apoio de todos, isso será valioso no futuro, compartilhe experiencias e aprendizados e faça-os embarcarem contigo nessa. Cuide da sua família e dos seus relacionamentos com a dedicação que eles merecem.

2 – Invista na longevidade no Triathlon agora!

Triathlon. 10 Erros que todo Triatleta iniciante deve evitar

A longevidade no esporte é algo que deve ser pensado desde cedo, diria até que é como fazer investimentos.  Quanto melhor investir e otimizar os seus recursos, mais terá poupado para gastar no futuro.

No Triathlon, como noutros esportes é a mesma coisa, cuidado com invencionices, treinos milagrosos que prometem resultados da noite pro dia, esforços excessivos e dicas estranhas de especialistas de plantão. Quando se é jovem, estes erros passam despercebidos, nosso corpo se recupera rápido e aguenta o tranco. Porém alguns traumas se acumulam e no futuro a conta chega, nessa hora você desejará ter pegado mais leve.

A dica é cuidar do corpo na mesma medida que sua performance evoluí.

3 – A evolução não é linear

No começo dos treinamentos, especialmente quando orientados por um bom profissional o salto na performance é alto. É importante lembrar que quanto menos treinado, mais treinável o atleta é. Ou seja, quanto mais iniciante mais espaço para se desenvolver a pessoa possui.

Existirão momentos do ano em que você sentira que está mais cansado e até mesmo rendendo menos. Isso não significa que você não está evoluindo. Nestes momentos confie no seu treinador e não cometa o erro de aumentar o volume e intensidade dos treinos para compensar. O efeito pode ser o inverso e desastroso.

Sabendo disso, tenha calma pois você vai conseguir chegar lá. Lembre-se de dormir bem, descansar e observar tudo numa visão mais ampla, em médio e longo prazo.

4 – Provas alvo, escolha os eventos com atenção e prepare-se para eles

Triathlon. 10 Erros que todo Triatleta iniciante deve evitar

Muitos triatletas iniciantes no impeto de adquirir experiência e aumentar seu currículo de participações em eventos de Triathlon, acabam se inscrevendo em todas as provas do calendário. Se houver tempo para treinar e se recuperar tudo bem, mas normalmente não é isso que acontece.

O mais indicado é escolher junto ao seu treinador as provas alvo da temporada, ou seja, aquelas provas onde você mais gostaria de ir bem. Escolher as provas alvo não significa abrir mãos da participação em outros eventos, mas o foco sera outro. Por exemplo, usar provas secundárias como preparação para as provas alvo da temporada. 

5 – Aprenda a ouvir e a confiar nos seus instintos

Triathlon. 10 Erros que todo Triatleta iniciante deve evitar

A cada treino e a cada nova prova de Triathlon o triatleta ganha mais resistência, confiança e experiencia, seja ele inciante ou veterano. Contudo, a diferença entre estes dois é que o veterano já consegue ouvir e entender os recados do corpo durante a prova e fica mais atento as movimentações e estratégias dos adversários.

Além disso, um veterano já aprendeu muito com seus acertos, mas principalmente com seus erros ao longo da carreira de triatleta. Por tanto, mais uma vez siga o plano e aprenda com os erros para que numa próxima oportunidade entenda melhor o seu corpo e seus instintos.

Atletas veteranos “escutam” seus instintos e conseguem reagir ou improvisar diante de adversidades e oportunidades numa prova. Os iniciantes, pela pouca experiencia “agem” por instinto e fogem do plano e normalmente isso não da muito certo.   

6 – Triatletas vitoriosos são confiantes

Triathlon. 10 Erros que todo Triatleta iniciante deve evitar

Em todo esporte, a confiança é fundamental. No triathlon, um esporte que envolve três modalidades isso é ainda mais importante. Triatletas iniciantes baixam a guarda e a moral ao notarem que não estão indo muito bem numa das três disciplinas. 

Você começa verdadeiramente a perder quando deixa de acreditar em si mesmo. Concentre-se e acredite que vai conseguir recuperar e siga em frente, sempre se lembrando dos treinos e do quanto evoluiu. Aguente mais um pouco, o seu adversário pode estar no limite, esperando que você desista. Não desista!

7 – Não despreze os treinos de técnica

Triathlon. 10 Erros que todo Triatleta iniciante deve evitar

Apurar a técnica em todas as disciplinas do triathlon significa extrair de cada uma delas a melhor eficiência possível. Braçadas firmes, pedalada redonda e uma passada constante representam uma economia de energia significativa ao atleta.

É normal ver que atletas iniciantes no triathlon tendem a querer de cara socar a bota e negligenciar os treinos técnicos. No futuro, vai ser muito ruim ouvir que sua técnica de natação é fraca ou que sua pedalada é quadrada.

Não coloque o carro na frente dos bois. Aprenda a técnica para depois explora-lá como um profissional faz. Vale a pena gastar tempo com isso, muitos veteranos o fazem e é provável que você evolua muito mais rápido a médio e longo prazo.

8 – Equipamentos. Invista com sabedoria

Você vai ouvir e ver muita coisa a cerca dos equipamentos, desde bikes a selins, de guidão a rodas de carbono. Algumas coisas realmente vão fazer sentido pratico, outras nem tanto.

Triathlon. 10 Erros que todo Triatleta iniciante deve evitar

Aqui no blog nos temos um artigo listando os principais upgrades para fazer na sua bike. E porque, upgrades? Porque essa ideia parte da premissa de que você deve começar com o que tem hoje, fato!

Um quadro super aerodinâmico é bom, mas ele não representa um bom custo benefício entre custo x melhora de performance. Se ainda não está convencido, visite este artigo antes de investir pesado num quadro caro: Aerodinamica: Como aproveitar este poder no ciclismo, nele nos te mostramos que seu primeiro investimento deve ser na posição de pilotagem, é fisicamente comprovado!

Os estudos mostraram que o quadro representa cerca de 3% do arrasto, só isso já deveria bastar para nos convencer. Além disso, com uma fração do preço um bom quadro realmente aerodinâmico você investe primeiro num excelente par de rodas de carbono aero e obtêm de cara pelo menos 5% a 8% (sem considerar o efeito vela). Combinando a Roda C60 ou C85 com um bom par de pneus, você pode poupar mais de 40 watts só ali nos “calçados da bike”.

Roda C50 Session

Roda C60 Session
Roda C85 Session

9 – Ouça o seu treinador e pense no quadro geral

Triathlon. 10 Erros que todo Triatleta iniciante deve evitar

Muitas vezes você só consegue pensar no dia-a-dia ao analisar seu treinamento e muitas vezes pensa sem a razão e por isso toma decisões ruins. Seja alterando os treinos embutindo mais volume e intensidade, ou mesmo negligenciando o repouso.

Diferente de nos atletas, os treinadores conseguem ver o plano geral com mais facilidade. O que para nós foi uma semana ruim, para eles foi o descanso necessário para uma nova bateria de treinos severos.

Sem entrar em detalhes técnicos, os treinadores observam o treinamento em ciclos, sendo eles o microciclo, macrociclo e o mais amplo, o mesociclo. É ali que eles planejam a base, os estímulos específicos e nos preparam para o pico de performance de acordo com os nossos planos e provas alvo.

Por tanto, não é um desastre quando não temos um bom treino, quando os tiros não saem tão fortes ou quando sobramos no pelotão. Tenha calma!

Pense no quadro como um todo, e não apenas naquela sessão de treino.

10 – Não se esqueça do porque você está fazendo tudo isso

Triathlon. 10 Erros que todo Triatleta iniciante deve evitar

Quando mergulhamos de cabeça por muito tempo no trabalho, num hobbie e até mesmo num esporte podemos por vezes nos esquecermos do nosso propósito.

O que nos trouxe até ali , onde foi parar aquela empolgação de iniciante e para onde estou levando tudo isso agora? Busque a essência de tudo isso para não perder as raízes e para que continue sentido prazer em tudo que faz.

Não deixe que isso se torne uma obrigação e que por medo ou vaidade esse esforço e as horas dedicas se tornem um desperdício de tempo e energia. Rever esses valores com os quais começou, e a partir dai tente encontrar maneiras de fazer as pazes com o triathlon e encontrar o amor novamente. 

Cuidado com a pressão e com as cobranças excessivas, evite também as comparações que podem levá-lo a um abismo que não te deixa enxergar o quanto está evoluindo e o quanto o esporte está lhe fazendo crescer.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar