fbpx
FerramentasManutenção

Torquímetro para Bike. Porque todo ciclista deveria ter um?

Descubra o que é uma chave de torque e para que serve essa ferramenta tão importante para qualquer ciclista.

Torquímetro é uma ferramenta de precisão que aplica uma força exata para abrir um parafuso na sua bicicleta, por exemplo. Evita quebras e apertos exagerados.

Existem alguns mitos sobre a ferramenta Torquímetro. Um deles é que esta é uma ferramenta somente para mecânicos. Outro mito é que apenas bikes com quadro de carbono precisam dela.

Vamos entender melhor sobre a chave de torque e porque todo ciclista precisa ter pelo menos um torquímetro “amador” no seu conjunto de ferramentas.

torquimetro para bike ou chave de torque Session

Torquímetro para bicicleta. Todo ciclista deve ter um

Independente do material que o quadro da sua bicicleta é feito, vários parafusos e componentes possuem um limite mínimo e máximo de aperto.

Apertar demais um parafuso pode espaná-lo ou travá-lo definitivamente. Já deixar folgado um componente como o guidão ou uma mesa pode causar um acidente grave.

Além disso, se perder apenas o parafuso pode considerar que saiu de lucro, o problema é quando o aperto excessivo espana uma rosca da peça. Imagine perder aquela mesa TOP super leve por um motivo desses?

mesa negativa Session Brasil

O Torquímetro é uma ferramenta negligenciada pelos ciclistas?

Observe que nem mencionamos ainda os quadros de carbono, e o torquímetro já mostra realmente útil, fato, uma ferramenta negligenciada. 

Pois, até o mesmo um quadro de alumínio pode sofrer com o aperto excessivo, claro, não tanto como o carbono, mas sim, ou o alumínio também sofre fadiga.

Qual a importância do Torquímetro?

Na mesa da sua bicicleta, no seu guidão , no seu canote e até nos pivôs das bicicletas full suspension, é possível encontrar uma indicação da força máxima de aperto.

Todo bom fabricante disponibiliza essa informação e alguns componentes trazem esse padrão. Dessa forma, assegura que uma peça ou componente fique bem instalado e que não sofra fadiga por força excessiva.

guia de sessão de corrente brasil para corrente não cair relação 1x12 ela também precisa de um torquímetro

No caso deste Guia de Corrente Session por exemplo, o aperto suficiente para que o componente seja ajustado de forma eficiente e segura é de 5Nm. 

Algumas abraçadeiras possuem 6Nm e certas mesas de 4 a 6Nm, mas isso não é uma regra, certo?

Por isso, um torquímetro é tão importante para um ciclista e não importa se é Mountain Bike ou Road, Triathlon ou Enduro. 

Se você faz testes de posição de pilotagem, se você faz viagens e desmonta a bike com frequência e se gosta de revisar ou apertar os parafusos antes de encarar uma trilha cascuda, você precisa de um torquímetro.

Com um bom torquímetro, você fará tudo isso com segurança e sem medo de destruir seus componentes, ou pior, seu quadro!

Mas o que é Torque?

Torque é uma força de torção que faz com que um eixo, um parafuso ou qualquer outra coisa gire.

chave de torque S-tres da sessão

E o que esses números significam?

Nm” significa Newton metro, que é uma unidade de medida métrica para torque. 

Então, 6 é o ajuste que você deve procurar no seu torquímetro para abrir ou remover uma peça que tenha um número de torque de 6Nm. 4 para 4Nm e 5 para 5Nm e por ai vai.

Torquímetro para Bike S-TR3S da Session Brasil

Foi pensando nisso que lançamos um torquímetro que tanto pode ser usado por mecânicos, dada sua alta precisão. Como também se encaixa super bem para um ciclista habitual, que faz ajustes, reparos e trocas ocasionais de componentes.

O Torquímetro S-Tr3s é ideal para você, ele possui unidades de torque mais usadas nas abraçadeiras de selim, mesas, guidões de alumínio e carbono, canotes e outra enorme variedade de componentes e peças.

Nosso torquímetro para bike tem ergonomia perfeita que se traduz em firmeza para manusear uma ferramenta. 

Torquímetro para bicicleta

É menor que os torquímetros profissionais e por isso vai até no seu bolso durante a viagem para uma prova ou para aquele pedal em que, por exemplo, precisa tirar o canote para transportar a bike no carro.

Além disso, o Torquímetro S-Tr3s da Session já vem com as principais medidas de parafusos, os mesmos usados e padronizados nas peças e componentes mais modernos . Dessa forma, a compatibilidade está 100% garantida.

Compacto, preciso e leve, fácil de se guardar em sua caixa de ferramentas e garantir a segurança de sua bicicleta, além de transmitir confiança nos seus ajustes.

Torquímetro Session nas melhores Bike Shoppings do Brasil

A nossa chave de torque já está em vendas nas melhores lojas, para saber onde encontrar sua cidade basta clicar no link abaixo.

Se você tiver alguma dúvida, é só falar conosco POR AQUI ou até mesmo pelo nosso instagram, @sessionbrasil .

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar