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Como a roda de perfil alto (aerodinâmica) te deixa mais rápido

O "efeito vela" obtido pelas rodas de perfil alto podem surpreender os ciclistas com um ganho de performance e economia de watts inesperados.

Os testes em túneis de vento mediram e comprovaram a eficiência da roda de perfil alto. As rodas aerodinâmicas possuem ganhos sobre os modelos de perfil mais baixo.

Em muitos testes, ganhos de 5% ou mais na redução do arrasto aerodinâmico foram encontrados. E convenhamos, esses resultados já seriam incríveis e corroboram com o que falamos neste artigo: Rodas, o melhor upgrade para a sua bike.

Entretanto, algumas vantagens ainda estavam escondidas e somente mais testes e a experimentação em campo, ou seja, feita por atletas poderiam comprovar.

Como a roda de perfil alto te deixa mais rápido?

Já mostramos para você no artigo; Aerodinâmica, como aproveitar este poder no ciclismo, que criar novas formas de romper a resistência do ar é quase uma obsessão para pesquisadores e indústria.

Melhorar a posição do corpo e investir corretamente são comprovadamente os meios diretos para um incremento de performance. Podemos dizer inclusive, que otimizar a forma como você e seu equipamento lutam contra as forças de arrasto e a resistência a rolagem são as únicas maneiras de dar um up quase instantâneo na performance do seu pedal.

E o bacana, é que isso vale para atletas iniciantes e até mesmo para os caras muito bem treinados que buscam mais eficiência e pretendem se valer de uma roda de perfil alto, como veremos logo abaixo.

Então explicando, as rodas com perfil alto possuem clara vantagem sobre as rodas de perfil baixo na hora de vencer a força de arrasto. Apenas para exemplificar, modelos como a C50D já vão proporcionar um ganho significativo.

Como a roda de perfil alto (aerodinâmica) te deixam mais rápido

Segundo o estudo que citamos no artigo; Roda de Carbono. 3 motivos para escolher a nacional, após um certo grau o resultado comparativo entre os modelos mais famosos do mundo mostrou que a mais cara, não é necessariamente o melhor investimento quando considerado a relação custo x benefício.

Efeito Vela, um ganho inesperado e surpreendente

Como a roda de perfil alto (aerodinâmica) te deixam mais rápido
Combinação: Roda Session C85 com a C60 na dianteira.

Além da vantagem de reduzir a área frontal e otimizar a relação potência x arrasto, a roda aero apresentaria outra vantagem que os pesquisadores avaliariam aditante.

Notou-se que quando o vento começa a incidir lateralmente sobre uma roda de perfil alto, este vento acaba ajudando a roda a “navegar”, por tanto o nome efeito vela.

Para ficar ainda mais claro, se ao ler efeito vela você imaginou um veleiro navegando em alta velocidade contra o vento, você pensou certo. É exatamente o mesmo princípio que e aplica aqui.

Como a roda de perfil alto (aerodinâmica) te deixam mais rápido. Efeito vela na roda aerodinâmica Session Brasil

Essa ajuda extra do vento garante ao ciclista uma economia significativa de watts de potência, ou ainda, menor esforço para imprimir velocidades mais altas.

Como os testes em túnel de vento sempre eram feitos com o ciclista e a bike perfeitamente alinhados ao vento, esse efeito demorou para se percebido.

Rodas de Carbono Session C60 vs Roda de Carbono Marca Famosa de 35mm

Compare abaixo um teste informal feito com o atleta Ulisses Nunes que atualmente mora em Miami. Note que tratamos aqui do mesmo percurso e praticamente a mesma quantidade de watts.

Perceba o TSS (training stress score), na volta mais rápida, se não bastasse a menor quantidade média de watts, o atleta ainda fez menos esforço.

Numa determinada volta o atleta usou rodas de carbono em sua bicicleta de uma renomada marca com perfil de 35mm. Em outra, a roda usada foi a Session C60 de carbono com 60mm.

Como as imagens mostram, houve um ganho de eficiência indiscutível com a troca da roda de 35mm pela roda C60 da Session de 60mm. Com a potência praticamente igual, o atleta Ulisses Nunes em apenas 7km ganhou cerca de 1.3km/h ou cerca de 42 segundos.

Agora imagine a importância disso numa prova de contra relógio ou num percurso longo de uma prova de Triathlon ou num Gran Fondo.

Teste – Rodas C60 Session

Teste – Rodas 35mm

Conclusões

Parece claro que o ganho de performance de um ciclista é significativo, seja ele muito treinado ou não quanto a referência é a quebra do arrasto aerodinâmico.

Isso significa que qualquer ciclista, de qualquer nível obterá resultados imediatos apenas melhorando a sua postura sobre a bike ou combinando isso a compontentes como uma boa roda de perfil alto, por exemplo.

Vale reforçar que os testes foram feitos num mesmo treino, com as condições de clima e vento muito próximas. Além disso o objetivo do atleta era obter os melhores resultados para explorar seu potencial máximo nas provas que disputará nessa temporada.

Como dissemos no começo, a combinação dos testes de laboratório com a experiencia prática de atletas podem resultar em ganhos incríveis.

Conheça a nossa linha de rodas

A Session possui uma linha completa de rodas de carbono e alumínio para road bike, mountain bike e triathlon. Rodas fechadas e com perfil de 30mm até 80mm, além da roda fechada para TT e triathlon.

Viste nosso site e saiba mais sobre cada modelo e descubra onde comprar em sua cidade.

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5 Comentários

  1. Uma informação do texto não está coerente com o que o mercado tem apresentado. Rodas ditas aerodinâmicas não necessariamente reduzem a área frontal. Aliás, a tendência tem sido aumentar a área frontal, ao serem projetadas e fabricasas rodas mais largas, que aceitem pneus maiores cujas avaliações têm mostrado que são melhores quanto à resistência à rolagem. Além disso, rodas mais estreitas podem gerar um efeito aerodinâmico ruim devido à descontinuidade da superfície na interface pneu/roda, sem reduzirem significativamente a área frontal.

    1. Olá Rafael!
      Obrigado por participar aqui com a gente.
      Mas nos concordamos com você, tanto que neste artigo – http://blog.sessionbrasil.com.br/pressao-dos-pneus-da-bike/ – mencionamos o que citou sobre as rodas mais largas. Inclusive, nossas rodas, sejam elas aero com perfil alto ou não possuem uma largura interna acima da média do mercado, exatamente de acordo com os estudos mais modernos.

      Neste artigo aqui em questão, não nos referimos a área frontal, mas sim comparando rodas da mesma largura, porém com perfis de altura diferentes. Neste caso, chegando a conclusão que a roda mais alta (se com a mesma largura, mesmo pneu e mesmas condições) é mais rápida.

  2. Bom Dia. Caso vcs queiram desenvolver rodas para BMX aro 20″, para BMX Racing, tenho interesse em auxiliar a ajudar no projeto e o meu ciclista, Pedro Pussieldi que mora nos Estados Unidos poderia ser o atleta de teste e apoiado pela empresa. Qualquer coisa, sintam-se a vontade em nos procurar.
    Atenciosamente
    Guilherme Pussieldi

  3. Bom dia, trnho interesse de comprar umas rodas como essas, mas nao sei onde comprar. Posso fazer o pedido pela internet diretamente a vocês?

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