fbpx
Sem categoria

5 Dicas simples para deixar sua bike mais rápida

Para ficar mais rápido, o ciclista deve investir tempo e dedicação em treinamentos de força, potência, resistência e técnica. Mas, deixar a bike mais rápida com upgrades e dicas simples ajuda muito nesse caminho.

deixar sua bike mais rápida

Como deixar a bicicleta mais rápida também é uma forma de evoluir, não o ciclista, evidentemente, mas a maquina. Os upgrades são atualizações que os ciclistas fazem a fim de deixar a bike mais veloz.

Aqui no blog temos dois artigos que podem lhe interessar, um dele é Upgrades Para a Sua Road Bike. 5 Dicas para ficar mais Rápido e Eficiente e o outro é Mais Rápido! Melhore a tração, grip e a frenagem da sua MTB.

Nestes artigos você encontra os acessórios e componentes que ciclistas profissionais e amadores experientes sempre indicam como bons investimentos para deixar sua bicicleta mais rápida.

Truques simples para deixar sua bike mais rápida

deixar sua bike mais rápida

De toda forma, reunimos mais estas dicas simples que você pode fazer agora mesmo, ou ainda encontrar o que for preciso numa bicicletária perto da sua casa.

Como já dissemos, a sua condição física é primordial para que você ande forte no pelotão ou nas trilhas. No entanto, existem algumas coisas que podemos fazer para receber uma ajudinha mecânica, seja diminuindo o atrito ou a resistência do ar.

Dica 1 – Lubrificação e limpeza da corrente

deixar sua bike mais rápida

Uma corrente bem limpa e ajustada, no tamanho certo poupa watts preciosos. Já falamos disso neste artigo com muitos detalhes: 6 Razões pra usar um bom lubrificante de corrente para bike. A Dica 6 é demais!. Nele, mostramos que um lubrificante ruim, aliado a uma corrente suja pode lhe roubar cerca de 5 a 10 watts, podendo variar por conta da marca da corrente. À medida que a lubrificação vai perdendo eficiência isso vai aumentando e pode chegar até algo próximo a 20 watts a cerca de 35 km/h. É muita coisa!

Por tanto, escolha um lubrificante em que possa confiar e que lhe garanta uma corrente lubrificada. Só com esta primeira dica super simples você já deixa sua bicicleta mais eficiente.

deixar sua bike mais rápida cera lubrificante de corrente
Lubrificante a base de CERA S-Wax.

A sujeira acumulada nos dentes da coroa, do K7 e nos elos da corrente representam mais atrito, e mais atrito requer mais força para gerar movimento.

Reduza isso e terá uma bike mais rápida e eficiente, capaz de rodar mais exigindo menos força. Além disso, seu bolso agradece, já que o desgaste da relação também diminui.

Dica 2 – Escolha os pneus adequados para o terreno da sua região

deixar sua bike mais rápida
Roda C26 Carbon Session com pneus largos de MTB

É claro que podemos ter um par extra de pneus para dias de provas ou para aquele rachão com os amigos. Porém, se a grana está curta ou se você quer poupar trabalho, o melhor é escolher um pneu mais versátil e próximo do adequado para as condições do terreno em que mais costuma girar ou treinar.

Dessa forma, a dica aqui é: Não compre o pneu da moda, compre o pneu mais adequado para o seu perfil e para as condições do terreno em que você mais roda.

Neste artigo sobre rodas e aerodinâmica, você vai entender melhor como o pneu pode exercer um papel fundamental na eficiência da sua bicicleta, tenho certeza que vai se surpreender. Confira: Pressão dos Pneus da Bike. Poupe até 74 Watts com essas dicas

Dica 3 – Descubra a pressão ideal dos pneus da sua MTB ou Road Bike

deixar sua bike mais rápida

Novamente este artigo pode lhe ajudar muito, se quiser saber ainda mais sobre calibragem de pneu e sua importância, visite: Pressão dos Pneus da Bike. Poupe até 74 Watts com essas dicas.

Até lá, já saiba que nem sempre o pneu mais cheio é o mais veloz, na verdade, a tendência é que o pneu cheio demais deixe sua bicicleta mais lenta.

Seguindo, já adiantamos, não existe um número mágico, um X psi que vá deixar sua bike mais rápida, existe sim, a quantidade ideal de pressão para o tipo de pneu que usa, o seu peso e o terreno que vai girar. Achar essa quantidade é o que vai deixar sua bike mais rápida e até mesmo, com mais tração e grip em curvas.

deixar sua bike mais rápida

Depois que encontrar a pressão ideal, tente calibrar seu pneu sempre com a mesma bomba. As bombas de pé costumam ter manômetros e serem mais precisas. Se permitem, gostaria de indicar os modelos abaixo.

Dica 4 – Ajuste sua bike para um perfil mais aerodinâmico

deixar sua bike mais rápida

Essa é outra dica que vale tanto para speed, quanto para mountain bikes, tanto é que para as bikes de trialhon e contra relógio nos estamos envolvidos no desenvolvimento de um clip (extension bar) que deixa o ciclista numa posição muito mais aerodinâmica, veja aqui: Peso limitado? Então foque na aerodinâmica. Conheça nosso Extension Bars.

Desde que o peso das bicicletas de estrada passaram a ser limitados, as marcas começaram a pesquisar e investir na aerodinâmica, descobriu-se que a posição do corpo influenciava muito, e que a posição que a sua bike lhe proporciona pode favorece a sua pedalada.

Essas modificação muitas vezes sutis, podem ser sentidas especialmente na estrada, nas bikes de speed, mas o mountain biker também pode se favorecer conforme mostramos aqui: Aerodinâmica no Mountain Bike. Você deve começar a pensar nisso!

Definitivamente, as rodas de perfil alto e com formato toroidal são mais eficientes e representam o upgrade dos sonhos de qualquer ciclista. Exemplo de um set up vencedor, sãos as rodas C85 e C60 conforme abaixo.

Se quiser saber ainda mais sobre as rodas de perfil alto e como elas te deixam mais rápido, veja este artigo: Como a roda de perfil alto (aerodinâmica) te deixa mais rápido.

Voltando, caso ainda não esteja convencido, somente o ajuste do seu corpo trás mais vantagens que a roda de perfil alto. Cerca de 80% da força que você precisa superar para atingir apenas 30km/h está diretamente relacionada a quebra da resistência aerodinâmica. E isso é muita coisa para não pensarmos a respeito mesmo sendo amadores. Os outros 20% ficam por conta do atrito entre os componentes e o solo.

Portanto, considere uma mesa mais agressiva – desde que essa não lhe cause dores e tire seu conforto, e procure diminuir a sua área frontal. Isso certamente deixa você e sua bicicleta mais rápida.

Dica 5 – Bike com lubrificação sempre em dia

deixar sua bike mais rápida

A lubrificação de uma bicicleta além de aumentar a vida útil das peças e componentes, também reduz ruídos e, acima de tudo, deixam a bike “mais solta”.

Portanto, considere verificar como anda a lubrificação de sua central, dos rolamentos e pasme, até mesmo dos pedais. Cuide e lubrifique tudo que está relacionado a transmissão de potência se quiser ter uma bike mais rápida e eficiente.

Se no momento ainda não pode investir em rolamentos de cerâmica ou japoneses, concentre-se em manter limpos e lubrificados o que tem hoje. Um rolamento limpo e bem lubrificado gera menos atrito e, portanto, deixa sua bicicleta mais veloz.

Temos certeza que essas dicas vão deixar sua bicicleta mais eficiente e rápida, e melhor ainda, boa parte delas não requer grandes investimentos no momento.

Em todo caso, conte sempre com a Session, nosso lema é torná-lo mais rápido: We make you faster!

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar